pssciclogia

956 palavras 4 páginas
A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA HUMANISTA NA PSICOLOGIA

O humanismo é um aglomerado de diversas correntes teóricas. Ele tem o enfoque humanizador do aparelho psíquico, em outra palavras :localiza no homem, como detentor da liberdade e escolha, sempre no presente. Traz da filosofia fenomenológico existencial um extenso gabarito de idéias.
No humanismo a terapia é centrada no cliente(ou na pessoa),seus métodos foram usados nos mais vastos campo do conhecimento humano, como nas aulas centradas no aluno, A escola de humanista apresenta três conceitos, que seriam agregados posteriormente para toda a psicologia. Estes eram:
1. A congruência(ser o que se sente, sem mentir para si e para os outros);
2. A empatia (capacidade de sentir o que o outro quer dizer, e de entender seus sentimentos);
3. A aceitação incondicional (aceitar o outro como este é, seus desejos, angústias e etc:) O enfoque da psicanálise no inconsciente e seu determinismo, e o enfoque na metodologia cientifica pelo behaviorismo, foram as críticas mais fortes aos novos movimentos de psicologia surgidos no meio do séculos XX. Com Erik Erikson, também psicanalista contribuiu no estudo sobre as oitos fases psicossociais de Freud,onde todas as fases eram independentes, e não necessariamente determinadas, as fases posteriores; para ele o homem sempre irá se desenvolver, não parando na primeira infância. Em Viktor Frankl com suas logoterapias, veio a acrescentar os aspectos da existência humana e do sentido da vida, onde um homem, quando sente um deste vazio de sentido na vida, busca auxilio, pois não se sente confortável em viver sem sentido ou ideias. Os humanistas, como o nome indica, são mais empiristas e menos espirituais; são geralmente associados a cientistas e acadêmicos, embora a filosofia não se limite a esses grupos. Têm preocupação com a ética e afirmam a dignidade do ser humano, recusando explicações transcendentais e preferindo

Relacionados