pss3 testes antropom tricos

539 palavras 3 páginas
AVALIAÇÕES:
TESTES
ANTROPOMÉTRICOS

A origem da antropometria remonta-se à Antguidade, pois egípcios e gregos já observavam e estudavam a relação das diversas partes do corpo

A palavra antropometria origina-se do grego anthropos = homem e metrikos = justa proporção.

• As avaliações físicas: são testes (antropométricos e ergométricos) que identficam o estado atual de condicionamento físico, seja muscular, cardio respiratório ou de gordura.

• Avaliação Física e Antropométrica
• A avaliação física e antropométrica é um consttuinte importantssimo para que um programa de atvidade física seja bem planejado. Através de dados obtdos por testes e protocolos de avaliação cientficamente validados, o treinador é capaz de obter informações precisas sobre a consttuição corporal do aluno.
• Os dados obtdos pela avaliação física e antropométrica permitem que o treinamento seja montado de acordo com as necessidades e desejos do aluno e servem posteriormente como parâmetro para averiguar o grau de evolução no treinamento.

• Para iniciar um teste, é necessário que se obtenha uma boa anamnese

• a) Bioimpedância: Este método permite uma avaliação rápida do percentual de gordura através da passagem de corrente elétrica, verificando o nível de água existente no organismo e quantficando o percentual de gordura

b) Dobras cutâneas: é analisado por medidas verificadas por um compasso(adipômetro) obtendo dados para aplicar em alguma formulas já estabelecidas, consideradas como padrão através vários estudos, pelo fato de sabermos que as grandes quantdades de gordura encontram-se em depósitos adiposos debaixo da pele.

c) Teste neuromuscular : Verifica a resistência de grupos musculares durante 1 min. de exercícios repetdos em máxima velocidade.
O tempo de duração depende do programa utlizado pelo avaliador físico e da capacidade do aluno em realizar a avaliação.

• d) Dinamometria: Permite a mensuração da força através de um equipamento próprio para o teste físico. • e)

Relacionados