Psoríase

Páginas: 4 (767 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
– PSORÍASE:
A psoríase é uma doença inflamatória crônica, recorrente, que afeta aproximadamente 3% da população mundial. Tem caráter genético poligênico e os fatoresambientais podem ter um importante papel no desencadeamento da doença. Estudos demonstram forte associação com genes do MHC tipo I e II (FERRANDIZ et al., 2002). É responsável por grandes custos, quenos Estados Unidos somam aproximadamente 649 milhões de dólares ao ano, para 1,4 milhão de indivíduos com doença clinicamente significativa (JAVITZ et al. 2002).
A doença pode apresentar-seclinicamente de diversas formas (em placas, pustulosa, eritrodérmica, com artropatia) e sua atividade pode variar desde a forma crônica, estacionária, até aquela com surtos de exacerbação associada aosurgimento de pústulas estéreis ou de lesões disseminadas. A forma crônica em placas ou vulgar é a mais comum; entretanto, as diversas formas clínicas podem ocorrer concomitantemente ou se sobrepor. Assim, umpaciente com lesões em placas pode vir a desenvolver artrite, evoluir para eritrodermia ou apresentar lesões pustulosas generalizadas (CHRISTOPHERS e MROWIETZ, 1999).
Alguns fatores desencadeantespodem estar relacionados com o aparecimento da doença e com os surtos de piora, como o trauma físico (fenômeno de Koebner), infecções (S.pyogenes, HIV), stress emocional e drogas (beta – bloqueadores,lítio, e inibidores da Enzima Conversora de Angiotensina) (CHRISTOPHERS e MROWIETZ, 1999).
O curso clínico variável da psoríase depende de fatores intrínsecos como a carga genética individual.Ferrandiz et al. (2002) consideraram precoce a psoríase iniciada antes dos 30 anos e, após esta idade, tardia, ao notar características clínicas e evolutivas diferentes nestes dois grupos. Na psoríase deinício precoce, a ocorrência familial é mais marcada, a doença mais extensa e o curso clínico mais grave. A psoríase gutata é mais prevalente na psoríase de início precoce, e a pustulose palmo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psoriase
  • Psoríase
  • Psoriase
  • Psoríase
  • Psoriase
  • psoríase
  • psoriase
  • psoríase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!