Psoríase

Páginas: 9 (2101 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2014
ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
TURMA TE5
 
 
 
 
 
ROGER SOUZA
 
 
 
   


ESTUDO DE CASO: PSORÍASE
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 RIO GRANDE
2014
ROGER SOUZA
 
 
 
 
 
 
ESTUDO DE CASO: PSORÍASE
 
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação do componente curricular assistência de enfermagemao clientes/paciente em tratamento clínico – Módulo III.
Orientadora: Luciane.
 
   
 
 


 

RIO GRANDE
2014
1 INTRODUÇÃO

 
O estudo de caso sobre psoríase foi desenvolvido no curso técnico de enfermagem do Senac/RS, durante o segundo semestre letivo de 2014, quando estava sendo ministrado o componente curricular de assistência de enfermagem a cliente/paciente em tratamentoclínico – Módulo III, sob orientação da docente/enfermeira Luciane Werk Lima.
Impende destacar que, o presente estudo de caso não considerará o histórico de um paciente, com isso, observa-se inicialmente a fisiopatologia da psoríase, conceituando-a e apresentando seus sinais e sintomas, diagnóstico, tratamento e suas complicações.
Após ser discorrida a abordagem sobre a fisiopatologia da psoríase,contata-se o enfoque nos cuidados de enfermagem ofertados ao enfermo de psoríase. Por fim, são tecidas as considerações finais.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
           
2 FISIOPATOLOGIA DA PSORÍASE


Fisiopatologia consiste na identificação do funcionamento do organismo acometido por determinada enfermidade, nesse caso será observada as circunstâncias que envolvem umorganismo humano portador de psoríase.1
2.1 CONCEITO


A Sociedade Brasileira de Dermatologia durante a elaboração do consenso brasileiro de psoríase e guias de tratamento, nos termos de seu manual definiu a psoríase da seguinte forma: “Psoríase é doença inflamatória crônica da pele e articulações, imuno-mediada, de base genética, com grande polimorfismo de expressão clinica.”
2.2 SINAIS ESINTOMAS


A psoríase pode se apresentar repentinamente ou de modo gradual, sendo identificada sua aparição e seu desaparecimento em reiteradas oportunidades. Tal patologia pode afetar toda e qualquer porção de pele humana, dividindo-se em diversas modalidades de aparição. Assim foi demonstrado no site minha vida, sobre a psoríase.
Além disso, esse sítio virtual também elencou como sintomas e sinaisda psoríase a presença de placas ou manchas na pele que podem causar irritações; serem secas e cobertas por pele escamosa e prateada; cor rosa-avermelhada (salmão); elevada e grossa; Além disso, outros sintomas e sintomas podem compreender lesões genitais em homens; dor nas articulações (artrite psoriática); alterações nas unhas, inclusive engrossamento, pontos marrom-amarelados, marcas nasuperfície das unhas e separação da unha de sua base; e caspa severa no couro cabeludo.
Por sua vez, a sociedade brasileira de dermatologia (2012) informa que as manifestações cínicas da psoríase, em maior parte, são identificadas por placas eritemato-escamosas, delimitadas, que ocasionalmente são pruriginosas, em áreas de traumas constantes na pele.
Nos termos da sociedade brasileira de dermatologia(2012), verifica-se que os locais comumente afetados são cotovelos, joelhos, região pré-tibial, couro cabeludo e região sacra, sendo que o tamanho e o número das placas oscila, identificando-se a possibilidade de comprometimento de toda a pele do paciente. Ainda que, em 50% a 80% dos casos também são identificadas alterações ungueais (nas unhas), especialmente onicólise2 e depressões cupuliformes3.No consenso brasileiro de psoríase e guias de tratamentos a sociedade brasileira de dermatologia (2012), ainda permite identificar que, outros padrões clínicos que a doença pode manifestar são: a psoríase invertida caracterizada por lesões localizadas em áreas intertriginosas4; a seboríase ou ocorrência em áreas seborreicas5; a psoríase em gotas ou pequenas pápulas eritemato-escamosas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psoriase
  • Psoriase
  • Psoríase
  • Psoriase
  • psoríase
  • psoriase
  • psoríase
  • PSORÍASE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!