psoríase

Páginas: 12 (2864 palavras) Publicado: 25 de junho de 2014
Psoríase
Psoríase é uma dermatose crônica, reincidente, com uma clara associação com predisposição genética. Um terço dos pacientes referem outro caso familiar, existindo uma maior prevalência entre gêmeos monozigóticos (55% a 70%).
A psoríase é caracterizada por anormalidades no ciclo de desenvolvimento da epiderme, levando a hiperproliferação da mesma, alteração na maturação das célulascutâneas, alterações vasculares e inflamação. O ciclo normal da epiderme é de 21 dias e no caso da área com psoríase o ciclo chega a ser de apenas 7 dias.
Aspectos Clínicos.

A morfologia das lesões cutâneas é bastante variável. O aspecto clínico característico consistede placas eritemato-infiltrativas-escamosas, bem delimitadas, muitas vezes confluentes, assintomáticas. As escamas são normalmente espessas, de aspecto prateado (veja imagem da lesão no cotovelo). À curetagem das lesões é observado o sinal da vela (branqueamento da lesão pelo descolamento das escamas) e, em seguida, o sinal de Auspitz, ou “orvalho sangrante” (gotículas hemorrágicas)correspondentes à proliferação da papila dérmica e dilatação dos vasos sangüíneos. Pode haver grande variedade na expressão clínica da doença, com predomínio de um dos aspectos já referidos (eritema, infiltração ou descamação). Variam ainda de tamanho desde pequenas dimensões (psoríase gutata) até grandes placas (formas vulgar, numular, girata).
As manifestações articulares podem ocorrer na forma deartralgias; mono, oligo ou poliatrites ou espondiloartrites (rara). O início costuma ser agudo ou subagudo, com acometimento assimétrico de interfalangianas distais de mãos e pés, ocasionalmente associado com uma grande articulação (joelho, cotovelo). Devemos levar em conta o preconceito e isolamentos de tais pacientes devendo ser encaminhados ao dermatologista para realizar o diagnóstico precoce da doençatodo paciente com lesões suspeitas.
Fatores reumatóides
Os fatores reumatóides são auto-anticorpos dirigidos contra o próprio anticorpo IgG. Por tanto, surgem nas doenças autoimunes. Costumam ser classificados de acordo com seu peso molecular em 19S (IgM) e 7S (IgG e IgA). A prova do látex e a reação de Waaler-Rose detectam os fatores reumatóides 19S. A presença ou não do fator reumatóide nosoro de pacientes com poliartrite permite a sua classificação em seropositiva ou seronegativa, contribuindo para o diagnóstico e auxiliando no prognóstico no caso da artrite reumatóide. Assim, a doença reumatóide do adulto cursa com fator reumatóide presente no soro em cerca de 90% dos casos. Outras doenças como a espondilite anquilosante, a síndrome de Reiter e a artrite psoriásica sãoseronegativas.
A artrite reumatóide é a doença mais comum entre as artrites inflamatórias. É um distúrbio crônico, auto imune, sistêmico e inflamatório cujo principal local de acometimento é o tecido sinovial, fina membrana que forra e lubrifica as articulações. A membrana sinovial fica inflamada e produz substâncias químicas que tem a propriedade de destruir a cartilagem, o osso, bem como se prolifera,constituindo um tecido conhecido como pannus que pode invadir a cartilagem, ligamentos e ossos, podendo ter como conseqüência destruição articular.

Artrite Psoriásica
A artrite psoriásica é uma artrite inflamatória, geralmente soronegativa para o fator reumatóide, associada à psoríase cutânea. Não costuma ter predomínio de sexo, a não ser em subtipos específicos (predomínio do sexo feminino naforma poliarticular simétrica e do sexo masculino na forma espondilítica). Inicia‑se frequentemente entre a terceira e quinta décadas de vida, sendo rara a artrite psoriásica juvenil, que, quando se apresenta, tem como sintoma inicial à artrite assimétrica associada à dactalites, evoluindo posteriormente com acometimento cutâneo. Predomina em populações caucasóides. A psoríase cutânea é doença...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psoriase
  • Psoríase
  • Psoriase
  • Psoríase
  • Psoriase
  • psoriase
  • psoríase
  • PSORÍASE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!