Psoríase

Páginas: 5 (1052 palavras) Publicado: 11 de abril de 2014
Psoríase
Introdução
É uma doença inflamatória da pele e articulações, não contagiosa, crônica e recorrente. A inflamação nas células da pele, chamadas queratinócitos, provoca um aumento exagerado da sua produção, acumulando-as na superfície e formando placas avermelhadas de escamas esbranquiçadas ou prateadas. Ao raspá-las, podem surgir pontos de sangramento.
A maioria das pessoas compsoríase apresenta forma leve com poucas placas nos cotovelos, joelhos, região lombar e couro cabeludo. É hereditariamente transmissível pelos genes do psoriático. Homens e mulheres são atingidos de forma igual, na faixa etária entre 20 e 40 anos.
Epidemiologia
Acredita-se que a psoríase chega a afetar 2% da população mundial. Ela é mais freqüente nos países nórdicos, Estados Unidos e Canadá e menosfreqüente entre os povos orientais. Estima-se que cerca de 1% dos sul-americanos apresentam psoríase, não havendo estudos sobre sua prevalência no Brasil. Em nosso meio,ela acomete indivíduos de raça branca e negra, diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos, onde os negros são raramente afetados. Não é observada na população índia, tanto americana como brasileira.
Marcada agregação familiarpermitiu supor uma predisposição genética para condição, que pôde ser confirmada por estudos em gêmeos, e por estudos dos antígenos leucocitários de histocompatibilidade.
Manifestações clínicas
Manifesta-se com a inflama’~ao nas células da pele, chamadas queratinócitos, provocando o aumento exagerado de sua produção, que vai se acumulando na superfície formando placas avermelhadas de escamaçãoesbranquiçadas ou prateadas. Isso em meio a um processo inflamatório e imunológico local. O sistema de defesa local, formado pelos linfócitos T, é ativado como se a região cutânea tivesse sido agredida. Em conseqüência, liberam substâncias mediadoras da inflamação, chamadas citocinas que aceleram o ritmo de proliferação das células da pele.
A psoríase é classificada de acordo com o tipo de lesão nosseguintes subgrupos:
Psoríase em placas (psoríase vulgar)
A psoríase vulgar é o termo clínico para a psoríase em placas. Vulgar significa "comum" e a psoríase vulgar é a forma mais predominante de psoríase, afetando 95% das pessoas com psoríase. As lesões são claramente demarcadas e podem estar rodeadas por um anel nítido. A psoríase pode surgir em várias partes do corpo e as lesões variamdependendo da parte do corpo afetada.
O coçar resulta num aspecto de pequenas gotículas de sangue.
 
Psoríase gutata
As lesões pequenas, redondas e disseminadas são típicas da psoríase em gotas ou psoríase gutata. A psoríase gutata é mais predominante em crianças e adultos jovens do que em adultos mais velhos. Este tipo de psoríase tende a ter uma remissão espontânea após várias semanas, podendoreaparecer sob a mesma forma, ou sob a forma da clássica psoríase em placas.
 
Psoríase numular 
A psoríase numular caracteriza-se por placas redondas, que têm vários centímetros de diâmetro. A sua forma e tamanho são mais ou menos o de uma moeda.
 
Psoríase pustular
Este tipo de psoríase afeta menos de 10% dos doentes. Pode surgir como uma complicação da psoríase em placas, como resultadoda toma de determinados medicamentos ou da abrupta interrupção destes. As lesões caracterizam-se por pústulas. As palmas das mãos, plantas dos pés, dedos e unhas são os mais afetados.
 
Psoríase eritrodérmica 
A psoríase eritrodérmica pode afetar a maior parte da superfície corporal, tornando-se a pele eritemato-escamosa (coberta por manchas vermelhas escamosas). Poderão surgir algumas manchasde pústulas.
 
Formas mais graves da psoríase
Algumas formas da psoríase são mais graves e particularmente mais resistentes ao tratamento. Estas são a psoríase pustular, a psoríase eritrodérmica e a artrite psoriásica. Estas formas devem receber um tratamento médico cuidadoso, em colaboração com os dermatologistas.
Aspectos imunológicos
Na epiderme psoriática ocorre aumento acentuado de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psoriase
  • Psoríase
  • Psoriase
  • Psoriase
  • psoríase
  • psoriase
  • psoríase
  • PSORÍASE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!