Psoríase

Páginas: 8 (1980 palavras) Publicado: 5 de junho de 2012
Introdução

A psoríase existe há séculos. Prova disso mesmo são os sinais típicos da condição encontrados em corpos mumificados do início da Era Cristã.
Sabe-se que foi confundida pela lepra durante centenas de anos, o que originou o isolamento de muitas pessoas na Idade Média. No início do século XIX, Robert Willan, um médico inglês, foi o primeiro a descrever clinicamente a psoríase.Os investigadores no século XX pensavam ter descoberto o que causava a doença. Nos anos noventa, provou-se que a psoríase é multifatorial, estando ligada a fatores genéticos, imunitários e ambientais.
A psoríase é uma doença inflamatória da pele, benigna, crônica, sendo hereditariamente transmissível pelos genes do psoriático, piora principalmente no inverno, caracteriza-se porlesões avermelhadas e descamativas, normalmente em placas, que aparecem, em geral, no couro cabeludo, cotovelos e joelhos.
A palavra psoríase vem do grego e significa erupção sarnenta, é uma doença crônica, hiperproliferativa da pele, de etiologia desconhecida, mostrando uma grande variedade na severidade e na distribuição das lesões cutâneas. Na maioria dos casos, apenas a pele é acometida,não sendo observado qualquer comprometimento de outros órgãos ou sistemas. Em pequena percentagem e casos há artrite associada. Homens e mulheres são atingidos de igual forma, na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo, no entanto, surgir em qualquer fase da vida e com grande freqüência em pessoas da pele branca, sendo raras em negros, índios, asiáticos e não existe entre esquimós.Desenvolvimento

A psoríase é uma doença comum e crônica da pele. Uma pessoa com psoríase geralmente possui manchas vermelhas na pele levantada, com espessas escamas prateadas. A pele afetada pode ser vermelha e escamosa ou com pústulas, dependendo do tipo de psoríase apresentada pelo indivíduo.

A psoríase é geralmente encontrada nos braços, pernas, tronco, unhas ou nocouro cabeludo, mas pode ser observada em qualquer parte do corpo. As áreas mais comumente afetadas são os joelhos e cotovelos.
As lesões são muito típicas, com períodos de exacerbações e remissões, localizados principalmente em superfícies de extensão como joelhos e cotovelos, couro cabeludo, palmas das mãos, sola dos pés (áreas de maior traumatismo).
A psoríase não é uma infecção e, portanto,não é contagiosa. Tocar a pele afetada e depois tocar outra pessoa não irá transmitir a psoríase. Contudo, a pele escamosa pode se tornar infectada, especialmente quando existem rachaduras nela.
O sistema imune desempenha um papel-chave na psoríase ao fabricar células brancas do sangue para proteger o corpo contra a infecção. Na psoríase, as células T (um tipo de células brancas do sangue)desencadeiam anormalmente a inflamação da pele. Estas células T também fazem com que as células da pele cresçam mais rápido do que o normal e se amontoem em placas levantadas na superfície externa.
A psoríase pode ser herdada. Algumas pessoas carregam genes que as tornam mais susceptíveis a desenvolvê-la. Só porque uma pessoa possui genes que irão torná-la mais susceptível a desenvolver a psoríasenão significa que ela terá a doença.

Aproximadamente um terço das pessoas com psoríase tem ao menos um membro da família com a doença. Certos fatores podem desencadear a psoríase naqueles que possuem os genes.
Fatores ambientais como o fumo, a exposição ao sol e o alcoolismo podem afetar o quão freqüentemente a psoríase ocorre e por quanto tempo as erupções durarão. O dano à pele éconhecido por desencadear a psoríase. Por exemplo, uma infecção de pele, inflamação de pele ou mesmo a coceira excessiva pode deflagrar a psoríase. Um número de medicações pode agravar a doença.
As erupções da psoríase podem durar por semanas ou meses. A doença vai embora por um tempo e depois retorna.

A psoríase em placas é o tipo mais comum de psoríase e é caracterizada por pele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psoriase
  • Psoríase
  • Psoriase
  • Psoríase
  • Psoriase
  • psoríase
  • psoriase
  • psoríase

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!