Psitivismo

416 palavras 2 páginas
Características da proposição positivista na ciência
A filosofia positivista acredita que o conhecimento verdadeiro é obtido apenas através do conhecimento científico. Onde a ciência e os cientistas tem que ser neutros, não interrompendo os preceitos da natureza.
Foi possível observar no artigo “Descoberta do Tripanozoma cruzi e verificação da
Tripanozomiase Americana” métodos da filosofia positivista, como observação, análise do material estudado de maneira inalterada, Chagas em companhia do Dr. Belisario Penna, seguiram para os sertões mineiros, onde passaram cerca de um ano sem saber que ali existia um inseto hematófago, popularmente conhecido como barbeiro, nesta mesma época eles realizaram vasta observação clínica em numerosos casos de infecções em habitantes da região, devido à ausência de diagnóstico e a impossibilidade de classificação da doença/parasita, despertou grande curiosidade em ambos (página 68, 2º e 3º parágrafos).
Outro método do positivismo encontrado foi a Experimentação, estudo aprofundado do fenômeno, mesmo que utilizando meios artificiais, obtém resultados mais exatos. Após serem apresentados ao barbeiro pelo Dr. Cantarino Motta, conseguiram mais exemplares e iniciaram uma pesquisa minuciosa no tubo digestivo e nas glândulas salivares do barbeiro. Após dissecarem os insetos encontraram no intestino posterior uma grande quantidade de flagelados, que os conduziram a duas hipóteses: ou o flagelado seria um parasita natural do inseto, sem ação patológica, ou seria um hemoflagelado de vertebrados, ou até mesmo do homem, em um estagio avançado (página 68, parágrafo 6). Essas duas hipóteses representa uma forma de Comparação, o terceiro método positivista, que consiste na verificação de dois ou mais paralelos de forma gradual a fim de chegar a uma simplificação dos fatos.
Por fim, o último método consiste na Classificação, quantificação dos resultados de um estudo, de modo que o mais manifestado será produto dessa

Relacionados

  • psicologia capitulo 2
    1162 palavras | 5 páginas
  • Loili
    5753 palavras | 24 páginas