psiscolgia

513 palavras 3 páginas
REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA PRÁTICA DOCENTE REFLEXIVA
Sempre planejar e pensar andam juntos. Todas manhãs quando o ser humano pensa e distribui suas atividades no tempo: como devemos fazer, o que iremos fazer, dentre de outras perguntas. E normalmente quando o ser humano consegue pensar de forma que possa atender suas metas e objetivos, ele está se planejando. Aquele que não se planeja, faz tudo roboticamente, não pensa, não planeja só faz.
Planejar exige organização, sistematização, previsão e dentre outros aspectos nos quais garante a eficiência e eficácia do que se faz.
Para o professor é essencial planejar, pois o planejamento de ensino, se transforma em uma ação refletida: o professor elaborando uma reflexão, permanente de sua prática educativa.
A leitura é uma reflexão, sendo um instrumento muito valioso, onde você encontra conhecimentos relativos ao mundo exterior. Ampliando e aprimorando o vocabulário e também contribuindo para o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo, levando em conta as diferentes idéias e experiências que podem ser adquiridas. Nesse sentido a escola tem a prioridade de desenvolver o gosto e o prazer da leitura, assim os estudantes serão capazes de se incluir na sociedade.
Temos com o objetivo que o aluno queira despertar sozinho o prazer de ler, mas para isso temos que além de incentivar, oferecer um projeto que faça o aluno perceber o quanto é bom ler, aprender, bem como, mostrar como ele pode ampliar suas habilidades e competências, idéias , tornando leitores autônomos.
A escola tem que estabelecer um objetivo, formar cidadãos críticos, com opiniões próprias de força e de caráter. O professor tem que ser o mediador no processo de leitura.
Podemos começar incluindo contos de fadas, para mexer com sua imaginação, ação e razão. No momento que o aluno vai lendo, interpreta e se envolve pela leitura, associando leitura e escrita, com isso ele se desenvolverá mentalmente, valorizando e aprendendo que ler

Relacionados