psique

Páginas: 8 (1809 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2014
TESTES PSICOLÓGICOS E SUAS FINALIDADES
   

O uso dos testes psicológicos tornou-se comum em processos de recrutar e avaliar pessoas. Vamos ver qual a finalidade de cada um descrito abaixo.
Teste é uma palavra de origem inglesa que significa “prova”; deriva do latim testis e é usada internacionalmente para denominar uma modalidade de medição bastante conhecida hoje em dia em diversos camposcientíficos e técnicos. “Uma medição só é chamada de teste se for usada, primordialmente, para se descobrir algo sobre o indivíduo, em vez de responder a uma questão geral.( Tyler, 1973). 

Essencialmente, a finalidade de um teste consiste em medir as diferenças existentes, quanto a determinada característica, entre diversos sujeitos, ou então o comportamento do mesmo indivíduo em diferentesocasiões – diferença inter e intra – individual, respectivamente. 

O instrumento psicométrico mais típico é o teste. Todavia, não é o único. Trata-se de uma situação estimuladora padronizada (itens de teste e ambiente de aplicação) à qual uma pessoa responde. 
Entende-se por situação experimental tudo aquilo que faz parte do teste e da aplicação do mesmo, definidos anteriormente, ou seja,material empregado, instruções, local da aplicação, etc... Essas condições precisam ser padronizadas para que se evitem variações nas condições da administração. Em segundo lugar, se o teste é um estímulo que gera uma resposta do indivíduo, o registro desse comportamento é deveras importante. Deve ser preciso para ser confiável. No caso dos testes em que cabe ao indivíduo registrar a própria resposta,não há problema. Entretanto, quando se precisa anotar a resposta do indivíduo e, ao mesmo tempo, observar sua responsividade não-verbal, todo o cuidado é pouco.


IFP – INVENTÁRIO FATORIAL DE PERSONALIDADE

Finalidade: O inventário visa avaliar o indivíduo normal em 15 necessidades ou motivos psicológicos, a saber: Assistência, Dominância, Ordem, Denegação, Intracepção, Desempenho, Exibição,Heterossexualidade, Afago, Mudança, Persistência, Agressão, Deferência, Autonomia e Afiliação.


AC – ATENÇÃO CONCENTRADA

Finalidade: Avaliar a capacidade que o sujeito tem de manter a sua atenção concentrada no trabalho durante um período. Material elaborado com um único símbolo, uma ponta de flecha e distribuído em linhas. O sujeito deverá cancelar rapidamente 3 tipos diferentes distribuídospelas linhas. A avaliação é simples através de crivo de correção transparente.


PALOGRAFICO

Finalidade: Trata-se de um teste de personalidade cuja aplicação é muito simples e rápida, mas sua avaliação e interpretação exigem um certo grau de preparação e experiência do psicólogo com a técnica. O Presente Manual foi elaborado com o objetivo de apresentar uma nova fundamentação teórica parao teste, bem como os resultados das pesquisas relativas aos parâmetros psicométricos, incluindo normas, precisão e validade. Este Manual apresenta uma sistematização da avaliação do teste, incluindo medidas quantitativas e avaliação qualitativa com as respectivas interpretações, procurando sempre apresentar ilustrações das características descritas no texto.


QUATI

Finalidade: Avaliar apersonalidade através das escolhas situacionais que cada indivíduo faz. Pode ser utilizado em Seleção de Pessoal, Avaliação de Potencial, Orientação Vocacional, Psicodiagnóstico etc.


BFM 3 – TESTE DE RACIOCÍNIO LÓGICO

Finalidade: Foi elaborado com a finalidade de investigar, avaliar e mensurar o raciocínio lógico de motoristas. Pode ser aplicado desde sujeitos alfabetizados até sujeitos comnível superior de instrução. Pode ser utilizado na avaliação psicológica no trânsito, abrangendo candidatos à obtenção da C. N. H. (Carteira Nacional de Habilitação), motoristas que estão mudando de categoria, bem como aqueles que estão renovando os exames. Também pode ser indicada para avaliação neuropsicológica de idosos, seleção de pessoal - principalmente vigilantes e seguranças e avaliação de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psique
  • Psique
  • Psiquê
  • PSIQUE
  • psique
  • Psiquê
  • Psiquê
  • psique

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!