Psique: terminologia e primórdio da psicologia

Páginas: 3 (682 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
O termo grego psychein ("soprar"), é uma palavra ambígua que significava originalmente "alento" e posteriormente, "sopro". Dado que o alento é uma das características da vida, a expressão "psique"era utilizada como um sinônimo de vida e por fim, como sinônimo de alma, considerada o princípio da vida. A psique seria então a "alma das sombras" por oposição à "alma do corpo".

O termo adquiriuoutros significados ao longo do tempo, a exemplo do apresentado na peça Psyché, de Molière. Pode-se destacar ainda a versão de Jean de La Fontaine (1621 — 1695), no romance Os Amores de Psique e Cupido,além das versões clássicas como de Apuleio (125 - 180), Eros e Psique (Metamorfose: livros IV, V e VI), entre outras.

Relevante para a psicanálise é a versão mítica, utilizada por Sigmund Freud,ao propor a utilização dos termos Eros e Tânato em seu livro Além do princípio do prazer (1922). A psicologia, mesmo inadvertidamente, traz essa carga semântica, à sua definição.

Os Quatro Trabalhosde Psiquê
OS GRÃOS: A princesa foi colocada num quarto onde uma montanha de grãos de diversos tipos tinha sido misturada. Psiquê devia separá-los, conforme cada espécie, no espaço de uma noite. Ajovem começou a trabalhar, mas, mal fizera alguns montículos e adormece extenuada. Durante seu sono, surgem milhares de formigas que, grão a grão, os separam do monte e os reúnem consoante suacategoria. Ao acordar, Psiquê constata que a tarefa fora cumprida dentro do prazo.


Mercúrio carregando Psiquê, com o vaso de Perséfone, para o Olimpo. Bronze de Adriaen de Vries, Louvre
A LÃ DE OURO:Afrodite pediu, então, que a moça lhe trouxesse a lã de ouro do velocino de ouro. Após longa jornada, Psiquê encontra os ferozes animais, que não deixavam que deles se aproximassem. Uma voz surge dejuncos num rio e a aconselha: ela deve procurar um espinheiro, junto a onde os carneiros vão beber, e nas pontas dos espículos recolher toda a lã que ficara presa. Cumprindo o ditame, Psiquê realiza a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os primórdios da psicologia
  • Seminário Psicologia Analítica_A Psique
  • A PSICOLOGIA ENTRE OS GREGOS: OS PRIMÓRDIOS
  • Os primórdios da psicologia jurídica
  • psique
  • Primórdios
  • Os primórdios
  • psique

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!