Psiorg

538 palavras 3 páginas
A importância do trabalho em nossas vidas é indiscutível. O trabalho é fator regulador de nossas ações na sociedade e das nossas relações familiares, transformando o próprio ato de trabalhar em nossa realidade, e é pelo trabalho que nos organizamos e fazemos com que todas as coisas girem em torno dele. Desde primórdios, o trabalho fez com que o homem sobrevivesse e se relacionasse com a natureza e outros seres vivos, desenvolvendo capacidades que lhes permitiam criar, adaptar e sempre inovar.
Na antiguidade, onde a sociedade se estabelecia por castas, o trabalho era visto como atividade indigna dos homens livres, cabendo aos sábios a meditação. Para SILVEIRA (2009), o esforço mental e manual era totalmente distinto.

[...] Na sociedade grega, a concepção de trabalho está ligada à atividade manual e é considerada indigna do homem livre, o qual se destinava à meditação e à fruição dos prazeres da vida. Data desta época a distinção entre o esforço mental e manual. Desta forma, o trabalho intelectual dos sábios é altamente valorizado e o trabalho manual, dos escravos, desprezado.

Já na época da Revolução Industrial, o trabalho ganha relativa importância, pois sua própria operacionalização modifica sistemas de produção, mudando também a maneira como riquezas são acumuladas e como as pessoas vivem suas vidas. Ao mesmo tempo em que se produz em larga escala, o funcionário se aliena, tendo sua participação restrita a uma limitada etapa do processo de produção, fazendo com que ele seja visto como apenas mais uma peça de imensa e laboriosa engrenagem.

Nos dias atuais, o trabalho posiciona o indivíduo diante da sociedade e de sua família, garante sua sobrevivência e de membros de sua célula familiar, ocupa tempo livre e também serve para que pessoas se conheçam mais, saibam seus limites, queiram atingir novos desafios e que alcancem a realização profissional. Cada vez mais o homem se torna mais humano, pois produz, realiza, ganha dignidade, adquire estabilidade e

Relacionados