Psiolcogia

3892 palavras 16 páginas
A psicanálise e o mistério do corpo falante

O real é o mistério do corpo falante, é o mistério do inconsciente.1

De que corpo se trata quando situamos este termo – CORPO – para ser abordado a partir do que nos ensina a psicanálise?

Creio que esta pergunta marcou a escolha do título deste meu trabalho no qual aparece a palavra mistério – A psicanálise e o mistério do corpo falante.
Situar a questão do corpo como ponto central de nosso programa de estudos, pesquisas e debates em 2009 e trabalhar este conceito de forma rigorosa, a partir da teoria psicanalítica e de sua prática, é uma tarefa árdua, difícil.
Por ter sido colocada pelos colegas do Campo Psicanalítico de Salvador na função de coordenadora das atividades a serem realizadas ao longo deste ano de 2009, pude sentir, mais de perto ainda, esta dificuldade. Logo de início, em nossas reuniões para escolha e construção do tema do nosso programa para 2009, este mistério relativo à questão do corpo, tal como a psicanálise veio situá-lo, se anunciava. Primeiro, na incisiva exigência de rigor teórico que vinha recair em cada termo que aparecia na construção do título. Era como se o mistério se correlacionasse com o Real, esse Real que Lacan descreve como o Impossível, Real a ser definido em relação ao Simbólico e ao Imaginário, mas que não pode ser simbolizado totalmente na palavra e na escrita e, por conseqüência, não cessa de se escrever.
Esta dificuldade encontrada no que diz respeito ao título se fez notar, também, no momento da escolha de uma imagem que, de forma instigante e ao mesmo tempo próxima da concepção deste corpo do qual a psicanálise se ocupa, viesse ilustrar o programa já, então com o tema escolhido – O inconsciente e o corpo do ser falante. Senti-me tentada a compartilhar com vocês um pouco deste caminho percorrido na construção do nosso Programa 2009. Pareceu-me, mesmo, que seria interessante trazer algumas destas imagens surgidas, ora

Relacionados