Psilologia do deselvovimento questionario

1367 palavras 6 páginas
1.
Alexander Neill, um teórico escocês da abordagem humanista, afirmou que “gostaria antes ver a escola produzir um varredor de ruas feliz do que um erudito neurótico”. Essa afirmação significa que: Resposta a. Ele acreditava que a escola deveria abandonar a erudição e ensinar trabalhos manuais e práticos. b. Ele acreditava que todo erudito se tornaria um neurótico. c. Ele acreditava que a felicidade só seria possível em ações mais simples, como varrer a rua. d. Ele acreditava que a sociedade valorizava igualmente profissões manuais e intelectuais. e. Ele acreditava que a erudição não significava a conquista da felicidade.

0,5 pontos
Pergunta 2
1.
Analisando o fenômeno da repetência escolar, analise as alternativas a seguir e assinale a incorreta: Resposta a. Para o humanismo, ela não deveria ocorrer, pois o processo de aprendizagem é contínuo e individual. b. Para a abordagem tradicional, ela é consequência natural das diferenças entre os alunos que conseguem e não conseguem aprender. c. Para o humanismo, ela deve ser abolida, pois apenas pune as dificuldades dos alunos e não favorece a formação de uma boa autoestima e de um autoconceito positivo. d. Para o comportamentalismo, ela indicaria fracasso no planejamento docente e ineficiência da aplicação dos métodos de ensino. e. Para a abordagem tradicional, ela deve ser evitada, pois a inclusão de todos os alunos na escola é uma importante meta a ser perseguida.

0,5 pontos
Pergunta 3
1.
Analise a seguinte situação didática:
“Arnaldo é professor de História e exige silêncio dos alunos durante suas aulas. Quando lhe fazem perguntas do tipo - “mas como o senhor sabe isso?”-, ele se irrita e costuma dizer que ele é o professor e o professor aprendeu o que é certo para ensinar seus alunos. Ele costuma passar cópias do livro como lição de casa, pois acredita que, assim, os alunos gravarão a matéria e aprenderão

Relacionados