Psigologia do Direito

961 palavras 4 páginas
Aluno Thiago Batista de Jesus
Disciplina: Psicologia Aplicada ao Direito
Atividade Estruturada 1

As áreas de atuação da Psicologia no Direito são:

Direito coletivo ou metaindividual: auxiliar em planejamentos e execuções de políticas públicas, direitos humanos e prevenção de violência, bem como em processos judiciais, e ainda contribuir na interpretação de leis, formulação ou revisão destas.

Direito em geral: avaliar aspectos emocionais e intelectuais de adultos, adolescentes e crianças relacionados com processos jurídicos desde sanidade, deficiência mental, contestações de testamentos, adoções, posse e guarda de menores, tutelados ou curatelados. Nesta área se aplica a parte da Psicologia do desenvolvimento e a Psicologia experimental, com essa Base é possível avaliar características de personalidade , fornecer um apoio ao processo judicial enfatizando atenção aos dados psicológicos, possibilitando atuação como perito judicial e fornecedor laudos. Orienta tamém ao Juiz a fundamentarem suas decisões.

Direito de Família: na Vara de Família realizar atendimento com terapêutica própria, a fim de resolver ou organizar brigas evitando o litigio, como também acompanhar se necessário, evitando contenda judicial entre o casal, e realizar conciliação.

Direito da Infância e Juventude: Nas casas de reabilitação para menores, ajudando a manter a saúde mental dos mesmos e em caso de infratores, abandonados e em situação de risco desenvolver ferramentas de avaliação psicológica para cada caso.

Direito Penal e Execução Penal: avaliar o cabimento ou não de responsabilidade legal por atos cometidos figurados em crimes ou contravenções no ordenamento jurídico; assessorar a administração na formulação de políticas penais, bem como a aplicação destas através de treinamento de pessoal; orientar, sob o ponto de vista psicológico, a administração e os colegiados do sistema penitenciário para estabelecer tarefas educativas e profissionais aos internos, com uso de

Relacionados

  • RELATORIO ESTAGIO VI ETAPA PEDAGOGIA UNOPAR
    3952 palavras | 16 páginas
  • RELATORIO ESTAGIO VI ETAPA PEDAGOGIA UNOPAR
    3952 palavras | 16 páginas