PSIDI Análise T2

1599 palavras 7 páginas
Programação de Sistemas Distribuídos – PSIDI
Trabalho Prático
Fase 1 - Análise

Grupo: Introdução
Este trabalho, enquadrado na unidade curricular de Programação de Sistemas Distribuidos do Mestrado de Engenharia Informática do Instituto Superior de Engenharia do Porto, tem como principal objectivo elaborar um sistema distribuido que implemente parcialmente o negócio do site fictício RememberVinil.com que simula a cadeia de entidades que participam no negócio de produção e venda interativa de música em discos de vinil através de um site na Internet.
A implementação do sistema é constituida por duas fases: numa primeira fase será feita a análise do sistema e na segunda a implementação propriamente dita do sistema.

Análise
Casos de Uso
Os utilizadores podem realizar as seguintes ações no sistema:
Iniciar nova encomenda, que inclui efectuar a selecção de músicas;
Consultar estado da encomenda, onde o cliente pode descarregar um ficheiro que contem as musicas encomendadas em formato digital.
Para efectuar as ações anteriormente descritas os utilizadores devem estar autenticados.
O seguinte diagrama ilustra os casos de uso:

Componentes principais
O sistema é composto pelos seguintes componentes:
O Website RememberVinil.com – Representa o Frontend do sistema e é o único componente com o qual os utilizadores podem interagir.
Backoffice – É a componente central do sistema, responsável pela parte de negócio e por interagir com os restantes componentes.
CDFactory – Responsável por disponibilizar ficheiros em formato zip ou iso com as músicas das encomendas.
Fabricantes A, B e C – Recebem as encomendas do RememberVinil.com e gravam os discos encomendados. Caso lhes seja pedido, enviam também orçamentos com o custo do disco.
Transportadora – Recebe pedidos de transporte do Backoffice do RememberVinil.com e fazem o transporte dos discos das fábricas para as moradas dos clientes.
Arquitectura do sistema
O seguinte diagrama mostra as

Relacionados