Psicoturismo

2339 palavras 10 páginas
1. Introdução

Imagem é um termo usado para designar a percepção geral que uma pessoa ou uma coletividade fazem de um determinado objeto, em que este último pode ser uma outra pessoa, uma empresa ou qualquer tipo de organização. No caso de nosso interesse, o objeto é uma localidade, e tem como definição mais apropriada: “A imagem mercadológica de uma destinação turística é um conjunto de idéias correntes sobre a localidade”.
Idéia deve ser entendida em sentido amplo, englobando não apenas idéias verbais, mas visuais, sonoras e outras. O encantamento ante a beleza de uma paisagem retratada em uma fotografia, um relato informal de um amigo que visitou a cidade, um clima de mistério que acompanha as referências que as pessoas fazem a uma determinada rua ou a um bairro da cidade, o perfume das flores que ornamentam os jardins da localidade, o sabor de um prato típico, todo esse conjunto entra na composição da imagem.
A imagem que uma pessoa tem de uma localidade forma-se pelo acumulo de impressões, as mais variadas possíveis, que tal pessoa possui da localidade.
Estudiosos como McKay e Fesenmaier (1997) procuraram investigar os aspectos da imagem promovida e percebida do local de destino. Notaram que há processos e fatores identificáveis que serviam de mediadores no grau de sobreposição entre as imagens promovidas e percebidas, e afirmam que a compreensão das fontes de variação é importante para formular tanto uma teoria de formação da imagem quanto os esforços de marketing das imagens. Observaram que as diferenças nas imagens que estão sendo avaliadas, a diferença entre os indivíduos que fazem a avaliação, bem como a interações entre esses dois fatores. Depois de examinar a literatura anterior do assunto, concluíram que tanto fatores pessoais, como culturais ou familiares, quanto atributos do objeto que está sendo visto, características físicas por exemplo, foram consideradas pertinentes para compreender a avaliação da imagem. Procurando entender a

Relacionados