Psicoterapia adolelescente

1210 palavras 5 páginas
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ARAÇATUBA
PSICOLOGIA

PSICOTERAPIA ADOLESCENTE
Psicanálise: Procedimentos Metodológicos de Intervenção

GABRIELE MENEZES DA COSTA
LUAINE ALVES BOTEGA
THAMIRES TEIXEIRA TONZAR

ARAÇATUBA/SP
2012

INTRODUÇÃO
A adolescência é caracterizada por mudanças biológicas, psicológicas e sociais. É nesta fase que se inicia o desenvolvimento sexual e existe uma aceleração do desenvolvimento cognitivo, tornando-se o pensamento abstrato e voltado para o futuro. Observa-se também a consolidação da personalidade e uma passagem da independência dos pais para dependência do grupo. Este período é marcado por crises e permeado por conflitos, vivenciando o adolescente a oscilação de humor, sentimentos de fragilidade, impotência, generosidade, agressividade e medo.
A adolescência é uma época ótima para iniciarmos um trabalho de psicoterapia. O adolescente vive uma fase de revisão de tudo que já aprendeu até então. As estruturas de personalidade ainda não estão completamente sedimentadas e, portanto, existe muita mobilidade – no sentido de criar novas alternativas. Nesta etapa tudo pode ser modificado. Seu script de vida se mostrará – através de seu corpo, de sua atitude, das suas idéias e sentimentos.
É um trabalho poderoso, que irá gerar grandes repercussões na definição da vida futura deste jovem, pois nesta época as decisões básicas da vida – escolha da profissão, escolha do parceiro, viagens – estarão em pauta, e o terapeuta entrará, então, facilitando o processo, removendo aquilo que impede o potencial total do adolescente.
O terapeuta deve ir onde o adolescente está; e deve partir deste ponto.
E COMO PARTIR DESTE PONTO? Quando trabalhamos com um adolescente, navegamos pelas características peculiares da fase que ele vive. Por exemplo, a tendência à onipotência, que nada mais é do que a contraparte diante da grande impotência que sente frente à sua própria construção no mundo.
Navegamos pela rebeldia, pelas oscilações de humor, pelas

Relacionados