PSICOPODEROSAS

Páginas: 12 (2760 palavras) Publicado: 25 de julho de 2013
INTRODUÇÃO
No presente relatório constam as primeiras observações e dados coletados entre os dias 18 de fevereiro a 6 de março de 2013, por este grupo de acadêmicos na Escola Especial Maria Aparecida Pedrossian – APAE de Cuiabá.
Os dados aqui apresentados foram reunidos através de observações feitas da rotina de funcionamento da escola, dos programas oferecidos, do projeto político pedagógicoda instituição, entrevista com a diretora e professores e também de questões-problema sujeitas a possíveis intervenções, através do planejamento de atividades posteriores.
O estágio supervisionado tem como objetivo geral proporcionar ao aluno estagiário uma análise crítica das vivências de aprendizagem, dos programas de ensino, promovendo, a partir de uma visão global, condição deinstrumentalizá-lo para a profissão, sendo os aspectos dessa vivência do processo educativo: planejamento, execução e avaliação, desenvolver a capacidade de tomar decisões frente a situações concretas da prática educativa e ainda potencializar a narrativa nos espaços educacionais da infância. Proporcionando a aprendizagem através da relação teoria e pratica dos acadêmicos de psicologia do 3° semestre, além deservir como avaliação parcial da disciplina EB1(Estágio Básico).
Tem-se, então, por objetivo principal, fazer uma reflexão acerca da escola especial Maria Aparecida Pedrossian. Nesse sentido, desenvolveu-se a análise abordada neste artigo, através de um cunho metodológico qualitativo pautado em um caráter explicativo. Tendo por base teórica autores como Vygotsky; Wallon, que vem discutindo aaprendizagem e as práticas docentes ponderando a temática da inclusão. Para tanto, considera-se relevante discutir aqui, de que formas uma proposta pedagógica em educação especial implica na qualificação do processo de ensino aprendizagem dos alunos com cognitivo, de maneira que se trabalhe em um contexto de inclusão. Discutindo a realidade vigente no atendimento educacional especializado, bem como daspropostas de trabalho conjunto com a professora, visando  atender a todos indistintamente. E por fim identificar demandas e possibilidades de cunho transformador e realizar intervenções colaborativas.
Para que as habilidades possam ser construídas, exercitadas e avaliadas, a disciplina de Estágio Básico em contextos socioeducativos proporcionou aos estagiários a realização das seguintesatividades: visitas de ambientação aos locais buscando-se o conhecimento da estrutura física, do funcionamento administrativo, das atividades oferecidas e realizadas na instituição. O levantamento de dados do contexto foi realizado por meio de pesquisa documental, de observações e entrevistas e o registro dos dados se deu por meio de relatórios com a análise dos mesmos, de acordo com a participação nasatividades cotidianas do local, buscando-se, dessa forma, a inserção do estagiário, estruturação, organização e implantação de atividades promotoras do desenvolvimento psicológico, por exemplo, as oficinas de brinquedos pedagógico, de pintura e tapeçaria. Neste primeiro momento foi de observação  prática, momento em que se observa em  “in loco” (sala de aula e/ou outro espaços da Instituição APAE,aspectos relevantes da organização do trabalho docente).

REFERENCIAL TEÓRICO SUBJETIVIDADE E CONSTRUÇÃO SOCIAL DA INFÂNCIA
A subjetividade é entendida como aquilo que diz respeito ao indivíduo, ao psiquismo ou a sua formação, ou seja, algo que é interno, numa relação dialética com a objetividade, que se refere ao que é externo. É compreendida como processo e resultado, algo que é amplo e queconstitui a singularidade de cada pessoa. A ideia de que a subjetividade é algo, mas sem definir claramente o que vem a ser esse algo, é bastante recorrente, como podemos verificar na citação abaixo:
O fenômeno psicológico deve ser entendido como construção no nível individual do mundo simbólico que é social. O fenômeno deve ser visto como subjetividade, concebida como algo que se constituiu na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!