PSICOPEDAGOGIA NO ENSINO SUPERIOR

Páginas: 33 (8080 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
TENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO NO ENSINO SUPERIOR BUSCANDO CONDIÇÕES PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Angela Cristina Munhoz Maluf
Introdução
O ser humano é um ser pensante, que constrói o seu próprio saber, portanto as dificuldades no aprendizado estão ligadas ao sujeito aprendiz como um todo.  O psicopedagogo é capaz de tentar descobrir e avaliar os obstáculos na construção  do conhecimento doestudante no ensino superior, utilizando meios para que os mesmos criem e utilizem estratégias de aprendizagem visando aprendizagem significativa (totalizante) e um melhor desempenho acadêmico e nas diferentes situações de vida.
A aprendizagem é um processo de construção de conhecimento, não de recordar ou de repetir mecanicamente conhecimentos, é um conhecimento dependente, enquanto as pessoasutilizam seus próprios conhecimentos para construir conhecimento novo. A aprendizagem está influenciada pelo contexto no qual está inserida.
Vygotsky (1984) é o que apresenta maior contribuição no entendimento do complexo processo de aprendizagem humana.  Ele propõe o interacionismo, que é baseado em uma visão de desenvolvimento apoiada na concepção de um organismo ativo, onde o pensamento éconstruído gradativamente em um ambiente histórico e, em essência, social. A interação social possui um papel fundamental no desenvolvimento cognitivo e toda função no desenvolvimento cultural de um sujeito aparece primeiro no nível social, entre pessoas, e depois no nível individual, dentro dele próprio.
Segundo Rogers (1988), o aluno aprende, não simplesmente por ser exposto a toda forma deconhecimento, mas quando este entende que os fatos apreendidos são considerados relevantes para o seu crescimento como pessoa, ou seja, somente quando os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos se modificam profundamente em conseqüência do que aprendeu, Rogers denominou como aprendizagem significativa.
Ainda de acordo com Rogers (1988), a aprendizagem significativa é mais do que uma acumulação defatos. É uma aprendizagem que provoca uma mudança, quer seja no comportamento do sujeito, na direção futura que propôs ou nas suas ações e personalidade. É uma aprendizagem intensa, que não se restringe a um acréscimo de informações, mas que se adentra intensamente em  todos  os  elementos da sua vivência.
Ausubel (1978), valorizava mais o cognitivo que faz com a pessoa cresça e se desenvolvacomo um todo. Segundo ele,
No processo de aprendizagem significativa é essencial a interação entre idéias, que podem ser expressas, simbolicamente, de modo não-arbitrário e substantivo, isto é, não-literal, com aspectos específicos já presentes na estrutura cognitiva do indivíduo. Assim, o conhecimento que o aluno possui - conhecimentos prévios - é o fator isolado mais importante que influenciarána aprendizagem subseqüente (Ausubel, 1978: 56).
Aprendizagem significativa na  Instituição do Ensino Superior pressupõe troca de informações, disponibilidade para resolver problemas e aprender assuntos novos, articulação entre o que se sabe e o que se está aprendendo. E pressupõe que os conhecimentos vão ganhando  sentido quando são experimentados em contextos reais, na interação com as práticassociais. Cremos que as aprendizagens significativas compartilhadas são integrações construtivas de pensamentos, sentimentos e ações.
De acordo com Ausubel (1978), para haver aprendizagem significativa é preciso haver duas condições:
a) o educando precisa ter uma disposição para aprender: se o educando quiser memorizar a atividade arbitrariamente e literalmente, então a aprendizagem serámecânica;
b) a  atividade a ser aprendida tem que ser potencialmente significativa: significado lógico e significado psicológico. Logicamente o significado lógico depende somente da natureza da atividade, e o significado psicológico é uma experiência que cada educando tem. Cada educando faz uma filtragem das atividades que têm significado ou não para si próprio.
A importância da aprendizagem dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a psicopedagogia no ensino superior
  • Ensino superior
  • Ensino Superior
  • Ensino superior
  • ensino superior
  • Ensino superior
  • Ensino superior
  • ENSINO SUPERIOR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!