Psicopedagogia clínica

Páginas: 5 (1003 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
Psicopedagogia Clínica: o funcionamento do atendimento
Psicopedagógico em Clínicas


Bruna Dal Bosco[1]
Cheila Macedo[2]
Larissa Echart[3]


RESUMO

Apresentam-se neste artigo os resultados do projeto de pesquisa do curso de graduação de Pedagogia – Licenciatura (CESUCA) sobre o tema Psicopedagogia Clínica, trazendo o seguintequestionamento: Como se caracteriza a prática profissional do Psicopedagogo, do diagnóstico ao planejamento da intervenção. Para elaborar o presente trabalho foi feito um breve aprofundamento bibliográfico sobre a Psicopedagogia, o Psicopedagogo e qual a sua missão. A fim de descobrir se a teoria estudada era realmente o que se aplicava na prática foi realizada uma pesquisa de campo buscando através de umaentrevista com um Psicopedagogo sanar nossas dúvidas e saber se a teoria buscada dos livros tem ligação com a prática no consultório.

Palavras-Chave: Psicopedagogia – Psicopedagogo – Atendimento Clínico

ABSTRACT

This paper presents the results of the research project of the undergraduate course in Education - Bachelor (CESUCA) on the subject of Clinical Psychology, bringing the question:How to characterizes the practice of psychopedagogists, from diagnosis to intervention planning. To prepare this paper a brief bibliography on the deepening Psychology, The psychopedagogists and what is its mission. In order to discover whether the theory studied was what was applied in practice carried out field research by seeking an interview with a psychopedagogists remedy our concerns andsought to know whether the theory of books is connected with the practice in the office.

Keywords: Psychology - psychopedagogists - Clinical Care







Introdução

O presente artigo traz o resultado da pesquisa realizada com o Psicopedagogo Clínico Joel Acosta Terra[4], a fim de sanar nossas dúvidas sobre as etapas de um atendimento Psicopedagógico.
Inicialmente realizamosuma breve pesquisa sobre o que é Psicopedagogia e qual é o trabalho desenvolvido pelo Psicopedagogo Clínico. Werneck (2008) nos explica que o Psicopedagogo Clínico é um facilitador do desenvolvimento global da criança ou adolescente, que busca proporcionar o estímulo adequado a um crescimento intelectual e emocional. O objetivo do atendimento é identificar as dificuldades que estão prejudicando oaprendizado e oferecer oportunidades de superação.
Coutinho (2009) complementa dizendo que é de grande importância que o psicopedagogo inicie seu trabalho realizando uma entrevista com os pais e responsáveis, para informar e organizar como se dará o processo. Bossa (apud ARAÙJO, 2008) acrescenta que o diagnóstico se dá a partir destas entrevistas e também de provas psicomotoras, delinguagem, de nível mental, pedagógicas, de percepção, projetivas e outras, conforme a metodologia do profissional.
Para um melhor esclarecimento, entrevistamos Joel Acosta Terra que atua como Psicopedagogo Clínico há 12 anos. Segundo Joel o atendimento psicopedagógico na clínica começa com o contato telefônico onde se detecta o “motivo da queixa”. Neste momento agenda-se um horário, com ospais/responsáveis, para que seja realizada a anamnese[5] após aproximadamente quatro seções é feita à avaliação Psicopedagógica do paciente, por fim o parecer psicopedagógico com diagnóstico é entregue aos pais/responsáveis.
De acordo com Joel a diferença entre um atendimento Psicopedagógico Clínico e um atendimento Psicopedagógico Institucional é que o atendimento clínico é individual eespecífico com intervenção terapêutica ao aluno e sugestões de procedimentos pedagógicos ao professor. Já o atendimento institucional a intervenção é com o grupo de alunos e na prática do professor.
Desta forma fica claro que o atendimento psicopedagógico clínico não pode ser realizado dentro de um ambiente escolar, Joel enfatiza que o Psicopedagogo Clínico pode apenas fazer sugestões ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicopedagogia clinica
  • Psicopedagogia Clínica
  • Psicopedagogia Clínica
  • Psicopedagogia clinica
  • Psicopedagogia clínica
  • PSICOPEDAGOGIA CLINICA
  • Psicopedagogia Clínica
  • Psicopedagogia clinica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!