Psicopedagoga e o jogo resta um

Páginas: 11 (2526 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
Franca, SP, 11de abril de 2011.

O jogo “ Resta 1 ” na intervenção psicopedagógica e aplicação em sala de aula

Autores:
Ana Paula Almeida Costa
Lidiane Araujo de Moura

Sumário
Resumo​1
Abstract​1
Introdução​2
Desenvolvimento​2
Conclusão​4
Referências​5
Resumo
O presente artigo visualiza o uso do jogo Resta 1 em intervenções psicopedagógicas e mostra possibilidades de seuuso também em salas de aulas do Ensino Regular por proporcionar desenvolvimento de funções executivas cerebrais, tais como: raciocínio lógico – matemático, construção de regras, elaboração de estratégias, atenção e concentração, antecipação, perseverança no jogar, chegando até aos movimentos de pinça que são tão importantes para o desenvolvimento da coordenação motora. Este jogo além de lúdico é umrecurso que facilita o processo ensino aprendizagem. O Resta 1 é um jogo solitário cujo objetivo é no final, conseguir deixar apenas uma peça sobre um tabuleiro que inicialmente comportavam várias. É lúdico, de fácil acesso e entendimento de suas regras, sendo por isso escolhido.

Palavras Chave: jogos, Resta1, aprendizagem, intervenções psicopedagógicas.

Abstract
This article views theuse of the game remains a psycho interventions and shows possibilities of its being used in classrooms in the regular school for providing brain development of executive functions such as logical - mathematical rules of construction, development of strategies , Attention and concentration, anticipation, perseverance in the play, reaching up to pinch movements that are so important to the developmentof motor coordination. This game play is also a feature that facilitates the learning process. What remains is a solitary game whose goal is to ultimately be able to leave only one piece on a board that initially more behaved. It is playful, easy access and understanding its rules and is therefore chosen.
Ouvir
Ler foneticamente

Dicionário - Ver dicionário detalhado

Keywords: games,rest 1, learning, psycho interventions.

Ler foneticamente

Dicionário - Ver dicionário detalhado



Psicopedagogia On Line - Rua Inhambú, 635 - Cj. 142 - 04520-012 - São Paulo - SP - Tel./Fax: 11-5054-1559
E-mail: artigo@psicopedagogia.com.br - Site: http://www.psicopedagogia.com.br


Introdução

Os jogos em intervenções psicopedagógicas e salas de aula são utilizados comorecursos no processo avaliativo, prevenção de dificuldades de aprendizagem e como fator estimulante no desenvolvimento das habilidades necessárias à aprendizagem.
Segundo Celso Antunes (2008) “a palavra jogo provém de jocu, substantivo masculino de origem latina que significa gracejo e em seu sentido etimológico expressa um divertimento, brincadeira, passatempo sujeito a regras que devem serobservadas quando se joga.”
No presente artigo exploraremos o jogo Resta 1 e suas regras, em intervenções psicopedagógicas e aplicação no contexto da sala de aula, mostrando a sua importância no desenvolvimento de funções executivas do cérebro, necessárias a aprendizagem, tais como: raciocínio lógico – matemático, construção de regras, elaboração de estratégias, atenção e concentração, antecipação,perseverança no jogar, chegando até aos movimentos de pinça que são tão importantes para o desenvolvimento da coordenação motora. Este jogo além de lúdico é um recurso que facilita o processo ensino aprendizagem.
Antunes (2008) cita que para completo desenvolvimento cerebral é necessário uma ginástica que ele chama genericamente de estímulos e acontece com crianças de cinco a dez anos de idade. Osjogos, na medida certa, despertam interesse e proporcionam progressos expressivos no desempenho dos participantes.
O jogo Resta 1 foi pensado devido ser de fácil acesso despertando a curiosidade do alunos, desafiando a inteligência pessoal e também coletiva quando houver possibilidade da proposta de dois ou mais jogadores se divertirem e aprenderem juntos. A idéia é que através desse jogo o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicopedagoga
  • psicopedagoga
  • Psicopedagoga
  • Psicopedagoga
  • Psicopedagoga
  • Psicopedagoga
  • Psicopedagoga
  • resta 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!