Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais - Cap 19 paginas 213 á 219‏

2169 palavras 9 páginas
Cap 19 – Páginas 213 á 219
Delírio primário ou ideias delirantes verdadeiras
Segundo Jaspers (1979) o verdadeiro delírio é um fenômeno primário, ou seja, é psicologicamente incompreensível, não tem raízes na experiência psíquica do homem normal; por isso, é impenetrável, incapaz de ser atingido pela relação intersubjetiva, pelo contato empático entre entrevistador e entrevistado. Trata- se de algo inteiramente novo. O verdadeiro delírio expressa uma quebra radical na biografia do sujeito, a transformação qualitativa de toda sua existência, sua pessoa se modifica, sua personalidade sofre verdadeira transmutação.

Delírio secundário ou ideias deliróides e os delírios compartilhados

O delírio secundário assemelha-se externamente ao primário, diferindo deste por não se originar de alteração primária do pensamento, mas de alterações profundas em outras áreas da atividade mental (afetividade, consciência, etc.), que indiretamente fazem com que se produzam juízos falsos. Que segundo Leme Lopes (1982) é fruto de condições psicologicamente rastreáveis e compreensíveis. Como por exemplo, o delírio de ruína ou culpa do indivíduo com depressão grave é compreensível e derivável psicologicamente de estado de humor alterado de forma profunda; constitui mais um aspecto, mais uma dimensão que o humor depressivo adquire.
Sendo que há delírios que podem ocorrer em mais de uma pessoa, que são os chamados delírios compartilhados da loucura á dois. Nesses casos, em geral há um sujeito realmente psicótico, com esquizofrenia ou transtorno delirante, por exemplo, que apresenta delírio primário e, ao interagir intimamente com outra pessoa influenciável, ou grupo, no caso de partir de um líder, acaba por gerar o delírio nestes. Essas outras pessoas geralmente, possuem uma personalidade sugestionável, dependente(s), frágil(eis) socialmente ou com limitações físicas ou psicossociais. Porem nestes não há o verdadeiro delírio primário, mas secundário, que são ás vezes ideias prevalentes ou

Relacionados