Psicopatas de escritório

Páginas: 10 (2350 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2011
Confiantes e carismáticas, mas também ambiciosas e indiferentes aos sentimentos dos outros, pessoas com o transtorno de personalidade dissocial são ardilosas e, às vezes, sobem na carreira passando por cima de muita gente.
Revista Scientific American - por por Senya Müller
Gustavo logo de cara percebeu que Dênis era a pessoa certa para o cargo. O jovem inteligente impressionou o chefe da seçãocom uma aparência segura e uma boa retórica. Narrou de forma minuciosa seus inúmeros méritos e experiências, apesar da aparente pouca idade. Gustavo, fascinado pelas qualidades do homem à sua frente, o contratou. Algum tempo depois se arrependeria amargamente. Como se comprovou, muitas das qualificações de Dênis eram inventadas. Pior, era evidente que a palavra compaixão não existia em seuvocabulário. Insolente e ambicioso, buscou um cargo de chefia até destituir Gustavo de seu posto.
Indivíduos com esse tipo de comportamento foram denominados pelo psicólogo canadense Robert Hare como "psicopatas". Na opinião do professor da Universidade da Colúmbia Britânica, Vancouver, Canadá, funcionários como Dênis - aliás, um caso real numa empresa americana - podem ser identificados com esse tipo detranstorno clínico. O termo psicopata, porém, não é mais usado por alguns grupos de profissionais na Europa. Na tentativa de amenizar o que receiam ser um termo discriminatório, adotaram a designação "personalidade dissocial".
Associações com o canibal Hannibal Lector, do filme O silêncio dos inocentes, não estão totalmente fora de propósito. O personagem, interpretado pelo ator Anthony Hopkins,pode ser considerado um exemplo extremo desse transtorno. É típico da personalidade dissocial um crônico desrespeito às regras sociais, falta de cuidado com seus semelhantes e total indiferença em relação aos sentimentos dos outros. Muitas das pessoas diagnosticadas com esse transtorno são propensas a um comportamento agressivo e violento. Não por acaso personalidades dissociais representamgrande parte dos criminosos de alta periculosidade que estão na cadeia.
Segundo as avaliações de Hare, o transtorno apresenta-se em diferentes graus. Logo, nem todas as personalidades dissociais serão violentas e se tornarão criminosos. Por sorte, a forma mais branda é a mais difundida: indivíduos como Dênis, que desrespeitam as regras sociais, mas não afrontam o Código Penal.
Serpentes de terno egravata
O psicólogo parte do pressuposto de que o número desses "psicopatas de escritório" de difícil reconhecimento aumenta nos cargos de chefia. Nesse posto - como no caso de Dênis -, eles costumam tiranizar seus colegas e alguns chegam até a causar grandes prejuízos financeiros. Em outra pesquisa feita entre 1995 e 2000 o psicólogo nova-iorquino Paul Babiak mostrou como essas pessoas disputamaltos cargos e salários. Ele analisou o quadro de funcionários de três empresas americanas de porte médio e descobriu, na equipe executiva, três personalidades dissociais: uma delas era Dênis.
O novo empregado, que ao menos na aparência prometia ser excelente, após algumas semanas apenas começou a chamar a atenção de todos, de forma bastante desagradável. Sem motivo, queixou-se de uma secretária,reconhecida por ser superconfiável e responsável, chamando-a de "incompetente e atrevida". Foi um primeiro alerta. Quando Dênis começou a faltar a várias reuniões sem uma justificativa razoável, Gustavo passou a se questionar se havia feito a melhor escolha. Após um ano ele descobriu que Dênis havia desviado dinheiro da empresa. Questionado sobre onde estariam os recursos, deu respostas evasivas ementiu. Fatos como esses se tornaram comuns. Gustavo, desconfiado, decidiu procurar a presidência da empresa só para ter certeza de que o funcionário já havia se queixado dele também. Mas foi ignorado enquanto o presidente era só elogios ao novo e esforçado talento da empresa. Por fim, Dênis tornou-se chefe. E Gustavo foi transferido a um posto inferior. As conseqüências do estudo de caso de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicopata
  • psicopata
  • Psicopatas
  • PSICOPATAS
  • Psicopatas
  • Psicopatas
  • psicopatas
  • Psicopata

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!