Psicomotricidade

Páginas: 6 (1424 palavras) Publicado: 27 de abril de 2013
Questão 1 –
Podemos definir como atividade física todo movimento produzido pelos músculos esqueléticos com gasto energético acima dos níveis de repouso.Sendo assim,todo movimento que realizamos no dia a dia, como: nadar, lavar o carro, passear com o cachorro, varrer a calçada, brincar, entre outros podem ser considerados como atividade física.
 Já os exercícios físicos são caracterizados comouma seqüência sistematizada de movimentos de diferentes segmentos corporais, executados de forma planejada e com um determinado objetivo a ser atingido. Por exemplo: um passeio ao ar livre é considerado uma atividade física, enquanto uma caminhada orientada é um exercício físico, já que possui um determinado planejamento, como a intensidade e a duração e o objetivo, que pode ser a queima degordura. Ambos trazem diversos benefícios para a saúde, como o controle do peso corporal, perda de gordura, diminuição da pressão arterial, redução do estresse, além de prevenir doenças como as cardiovasculares e o diabetes desde que seja realizado regularmente.
Questão 2 –
As Escolas de Psicomotricidade são : a Escola Francesa ou Européia,A Escola Soviética e a Escola Americana. Da EscolaFrancesa,podemos dizer que ela nasceu da necessidade de se atender a crianças com distúrbios de ordem neurológica.O conceito de Psicomotricidade, especialmente na França, estendeu-se mais a partir das contribuições da Teoria Fenomenológica, com Merleau-Ponty, do desenvolvimento da Psicologia Infantil, com Wallon e Piaget, e do crescente sucesso da Psicanálise, com Freud.A teoria fenomenológica,contribuimuito para a compreensão do movimento humano e para a comunicação interior do sujeito com o seu mundo.Podemos citar alguns autores que merecem destaque : Pierre Vayer escreveu sobre a autonomia na educação e da psicomotricidade como processo necessário à aprendizagem.Jean Le Boulch, psicomotricista muito conhecido,desenvolveu um método abrangente,denominado “psicocinético”. Esse método exerce uma“ação geral educativa que, como meio pedagógico, utiliza o movimento humano em todas as suas formas”.
Da Escola Soviética temos pouco registro literário ,mas sabemos que a teoria psicomotora da criança, na Rússia, está submetida ao materialismo da evolução e à ação antropológica.Os trabalhos referentes à questão do pensamento e da linguagem foram discutidos por Vygotsky e Luria.Para Vygotsky, acriança é guiada pela experiência social, na interação constante com o adulto. Sem o adulto, a criança seria apenas um ser biológico, aprenderia naturalmente a andar, mas não faria as adaptações socializadas. para a Escola Soviética, há toda uma preocupação em mostrar a importância do processo de socialização, que ocorre por meio da ação e da conduta psicomotora da criança.Apesar dos soviéticos aapresentarem nenhum método psicomotor,ofereceram importantes subsídios para o estudo da Psicomotricidade, partindo sempre da espontaneidade da criança e de sua natureza evolutiva.
A Escola Americana se diferencia da Escola Francesa por considerar, a educação perceptivo-motora, voltando-se para as dificuldades de aprendizagem.A Escola Americana é sustentada teoricamente pela psicologia behaviorista,que atua diretamente sobre o comportamento,sendo conhecida por comportamentalismo.Alguns autores integrantes dessa escola que mais se destacaram foram: Newell Kephart e Marianne Frostig.Kephart acreditava que as aquisições motora e de padrão motor são essenciais na conquista do mundo exterior e que parte das capacidades motoras básicas, como a postura, a lateralidade e a direcionalidade, sãomeios para alcançar uma integração melhor do esquema do corpo ou consciência e independência dos vários segmentos corporais, como pernas, braços, pés e mãos.
Frostig apóia-se em Piaget, através da sensório-motricidade e das aquisições viso-perceptivas, necessárias para o sucesso escolar. Frostig apresenta um teste de avaliação e os exercícios para o atendimento da criança, a título de tratamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicomotricidade
  • Psicomotricidade
  • Psicomotricidade
  • PSICOMOTRICIDADE
  • psicomotricidade
  • psicomotricidade
  • Psicomotricidade
  • Psicomotricidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!