psicomotricidade

Páginas: 2 (394 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014




Instituto Superior Nossa Senhora De Fátima
Disciplina: Psicomotricidade Em Creche E Pré Escolar
Prof ª: Iglê Ribeiro - Data: 10/09/2014.
Aluna: Mauricéa da CostaPaixão Soares - Ped. 04



Psicomotricidade na Educação Infantil


O processo educativo não deve basear-se somente em teorias, mas também na força das relações afetivas; quando as crianças vivemem um ambiente que as compreende, elas se tornam mais autoconfiantes. Dessa forma, a qualidade na relação entre professor e aluno é fundamental no processo pedagógico.
Há algum tempo, as criançasexperimentavam de maneira espontânea, por meio do brincar diário, atividades motoras suficientes para que adquirissem habilidades motoras mais complexas. Os verbos brincar, aprender e crescer eramindissociáveis.
A infância hoje é bem diferente; algumas mudanças aconteceram; a urbanização, a necessidade de segurança e o avanço tecnológico são fatores que diminuíram os espaços e a liberdade para queas crianças pudessem simplesmente brincar.
É nesse momento que a escola deve ser a grande aliada, não somente para garantir um futuro profissional brilhante para essas crianças como também, do mesmomodo, ajudando-as se tornar indivíduos autônomos, criativos e críticos.
Como pedagogos conscientes da utilidade da Psicomotricidade na escola, temos como dever orientar e conscientizar os demaisprofissionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de que a educação pelo movimento é uma peça fundamental na área pedagógica; visto que o movimento é a primeira manifestação na vida do serhumano. Os movimentos expressam o que sentimos, nossos pensamentos e atitudes que muitas vezes estão arquivadas em nosso inconsciente.
Sendo assim, percebe-se a importância do trabalho dapsicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem, pois a mesma está intimamente ligada aos aspectos afetivos com a motricidade, com o simbólico e o cognitivo.
As maneiras de andar, correr, saltar, resultam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicomotricidade
  • Psicomotricidade
  • Psicomotricidade
  • PSICOMOTRICIDADE
  • psicomotricidade
  • psicomotricidade
  • Psicomotricidade
  • Psicomotricidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!