psicomotricidade

Páginas: 2 (393 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Psicomotricidade

Para Fonseca (2008), a psicomotricidade envolve relações mútuas que está em constante evolução onde se encontra fatores neurofisiológicos, psicológicos e sociais que intervêm naintegração, elaboração e realização do movimento humana. Muitos outros teóricos como Piaget falam o quão é importante o desenvolvimento motor e que o mesmo é precursor de todas as demais áreas.
Aoabordar sobre esse assunto Fonseca (2008) enfatiza que não pretende uma linha separatista entre psicologia e fisiologia, o que ele deseja é encontrar uma fundamentação cientifica que unifique de formacoerente toda a dimensão pluridisciplinar da psicomotricidade. O autor acredita que o movimento humano não se desenrola independentemente do seu consciente e que o individuo quando está em movimentonão é um espectador desinteressado. Ele afirma que o movimento não é exclusivamente objetivo, não é somente aquilo que se vê, mas que existe inúmeros outros aspectos escapam à simples observação.
Nateoria walloniana a psicomotricidade é compreendida como um instrumento privilegiado de comunicação da vida psíquica. O bêbê, que ainda não se comunica verbalmente, exprime por meio da motricidade suasmais diversas necessidades, traduzidas, portanto, de uma forma não verbal e com aspectos afetivos de expressão de bem ou mal estar. (Fonseca, 2008)
Segundo Fonseca (2008), Wallon ressalta aimportância da motricidade na emergência da consciência, onde existe uma constante reciprocidade dos aspectos cinéticos e tônicos da motricidade, assim como as interações entre as atitudes, os movimentos, asensibilidade e a acomodação perceptiva e mental no decurso do desenvolvimento da criança. O tônus corporal não é apenas fisiológica, ele é investido de afeto, por isso Wallon defende que qualquermovimento existe uma condicionante afetiva que lhe insufla algo de intencional. Por tanto para ele a primeira linguagem da criança é a corporal e através da evolução tônica e do corpo que há um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicomotricidade
  • Psicomotricidade
  • Psicomotricidade
  • PSICOMOTRICIDADE
  • psicomotricidade
  • psicomotricidade
  • Psicomotricidade
  • Psicomotricidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!