Psicomotricidade e Dança

Páginas: 6 (1357 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Psicomotricidade e a Dança
A presença da dança na vida humana existe desde os tempos primordiais quando o homem utilizava seu corpo para se expressar e comunicar-se. Pode-se dizer que a dança esteve presente em todos os períodos da história, das civilizações até os dias atuais. Um dos marcos mais importante da dança ocorreu no século XX, com o surgimento da dança moderna, que fora iniciadopela Bailarina Isadora Duncan. Com esse surgimento a dança começou a se transformar em um meio de expressividade, com um valor altíssimo, já que passou a abordar as questões religiosas, políticas, e sociais.
No Brasil o grande nome é Klauss Vianna, um apaixonado por dança, que sempre discutia as relações, do homem com seu próprio corpo, com a dança, e com a arte. Para ele, mais do que uma maneirade exprimir-se por meio do movimento, a dança é um modo de existir, sendo também a realização da comunhão entre os homens.
Diante das diversas informações em relação ao desenvolvimento humano, pode-se dizer que a dança e a psicomotricidade tem uma relação estreita: O corpo e seus movimentos.
O presente resumo do artigo Psicomotricidade e Dança: Uma experiência em Projeto Social com Crianças eAdolescentes, a autora Marta Moura buscou fazer a relação entre a psicomotricidade e a dança no trabalho com crianças e adolescentes, mediante o relato de experiência em um projeto social, onde a mesma relata que o objeto de estudo da psicomotricidade são as relações do sujeito consigo mesmo, com os objetos e com os outros/mundo. Sendo assim, tanto a dança quanto a psicomotricidade contribuem deforma efetiva na educação do sujeito pelo movimento.
Marta Moura desenvolveu um projeto social com crianças e adolescentes desfavorecidos socialmente, já que os mesmos vivem uma necessidade real de falta de dinheiro, de condições de habitação, alimentação e oportunidades de um bom desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo. Muitas das crianças vivem em um ambiente familiar complicado,desestruturado, sem referencias aonde o papel materno e paterno não são estabelecido, ou são torcido. Mesmo vivendo em um ambiente complexo, a criança irá estabelecer suas relações. Para MOURA a consciência de si mesmo se dá por intermédio do dialogo tônico e desenvolve-se no relacionamento com outro, passando do contato com o outro adulto e de suas orientações à autonomia em relação ao próprio adulto e aosparceiros. Sendo assim pode-se dizer que essas crianças excluídas socialmente se desenvolvem com certo vazio em sua formação, já que não vivem em seu redor com todas essas trocas necessárias para o seu desenvolvimento.
O projeto social da autora Marta Moura, usa a dança como uma atividade lúdica, aonde a expressividade a espontaneidade, promovem ao sujeito satisfação que nem sempre são encontradasno dia-a-dia. O trabalho com a expressão corporal permite o abandono do uso da palavra e reconduz o sujeito ao nível do corpo vivido podendo dispor do corpo para comunicar-se. E é por meio da expressão pelo movimento que o homem se manifesta como sujeito em relação ao outro, aos objetos e ao ambiente à sua volta.
Para MOURA a experiência da dança no contexto educacional, promove a oportunidadedas crianças aumentarem suas habilidades corporais, seus vocabulários de movimentos e sua consciência expressiva.
Segundo MOURA os objetivos gerais do projeto social foram:
Construir uma relação de cooperação, respeito, dialogo e valorização das diversas escolhas e possibilidades de interpretação e da criação em dança que ocorrem em sala de aula e na sociedade.
Aperfeiçoar a capacidade dediscriminação verbal, visual e cinestésica e de preparo corporal adequado em relação às danças criadas, interpretadas e assistidas.
Situar e compreender as relações entre corpo, dança e a sociedade, principalmente no que diz respeito ao dialogo entre a tradição e a sociedade contemporânea.
Buscar e saber organizar, registrar e documentar informações sobre a dança em contato com artistas, documentos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • DANÇA DAS CADEIRAS
  • psicomotricidade
  • Psicomotricidade
  • Psicomotricidade
  • Psicomotricidade
  • PSICOMOTRICIDADE
  • psicomotricidade
  • psicomotricidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!