PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Páginas: 11 (2645 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
PSICOMOTRICDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Isabel De Souza
Carolina Maiola
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Curso pedagogia (PED0688)
02/12/2013


RESUMO
O presente paper tem como objetivo ressaltar a importância da psicomotricidade na educação infantil e suas respectivas contribuições para o desenvolvimento global da criança. Esta ciência deve ser considerada comoformação de base a fim de propiciar à criança a consciência de si e do meio no qual está inserida. Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica. A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mentale no equilíbrio sócio-afetivo.

Palavra-chave: Educação Infantil. Psicomotricidade. Habilidades.


1 INTRODUÇÃO

Em grande parte das sociedades contemporâneas, a infância é marcada pelo brincar, que faz parte de práticas culturais típicas, mesmo que esteja muito reduzida face à demanda do trabalho infantil que ainda se insere no cotidiano dos segmentos sociais de baixa renda. Abrincadeira permite à criança vivenciar o lúdico e descobrir-se a si mesma, apreender a realidade, tornando-se capaz de desenvolver seu potencial criativo.

Durante muitos anos, a separação entre o brincar e o aprender era nítida. Havia uma distância enorme entre esses conceitos. O brincar era colocado em segundo plano, ou seja, quando as crianças terminavam a atividade podiam pegar jogos e brinquedos.Dificilmente o adulto sentava com seus alunos para brincar. Atualmente aborda-se a relação do brincar com a aprendizagem real das nossas crianças, assim como as formas de brincar e como explorá-las da melhor maneira possível sem privar os pequenos de grandes estímulos.

O brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento das crianças. A criança, desde muito cedo, se comunicaatravés de gestos, sons e mais tarde, em suas brincadeiras imaginam determinados papeis e isso faz com que desenvolva sua imaginação. As brincadeiras desenvolvem a atenção, a imitação, a memória e a imaginação. Através das brincadeiras, os adultos estabelecem com crianças laços de confiança que possibilitam o inicio do brincar. O brincar é conhecido como uma atividade que permite que as criançasrelaxem através da dispersão de energias contidas na classe e as brincadeiras as restaura fisicamente.

Nas brincadeiras as crianças transformam os conhecimentos que já possuíam anteriormente em conceitos gerais com os quais brincam, pela oportunidade de vivenciar brincadeiras imaginativas e criadas por elas mesmas, as crianças podem acionar seus pensamentos para a resolução de problemas que lhessão importantes e significativos. Propiciando a brincadeira, portanto, cria-se um espaço no qual as crianças podem experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas, os sentimentos e os diversos.

Vários autores concordam que, através da brincadeira a criança desenvolve a sua imaginação, atenção memória, linguagem e emoção. Brincar é uma das atividades fundamentaispara o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança desde muito cedo, poder se comunicar por meio de sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que desenvolva sua imaginação, e para consolidar a idéias dos autores o Referencial diz: ”Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a memória, aimaginação” (RCNEI, p.22), ou seja, através da brincadeira elas amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da integração e da utilização e experimentação de regras e papeis sociais.

A educação infantil é a grande colaboradora neste processo por se tratar de um período de maior desenvolvimento e as experiências iniciais serem primordiais, propiciando base para que a criança...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os beneficios da psicomotricidade na educação Infantil
  • A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A importância da psicomotricidade na educação infantil
  • Psicomotricidade na educação infantil
  • Psicomotricidade na educação infantil
  • psicomotricidade na educação infantil
  • As contribuições da Psicomotricidade na Educação Infantil
  • A importancia da psicomotricidade na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!