Psicomotricidade na educação infantil

Páginas: 20 (4814 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
O DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Fernanda Mendes da Silva[1]
Edson Brito[2]
RESUMO

O objetivo deste artigo é compreender o desenvolvimento psicomotor na educação infantil A pesquisa se revela importante porque os educadores atuantes na educação infantil e séries iniciais poderão utilizar como respaldo para compreender a Psicomotricidade estudando o homem em suatotalidade, corpo e mente. O movimento corporal gradativo demonstra a maturidade do indivíduo, pois, a medida que a criança for se desenvolvendo os movimento vão se tornando mais ágeis e seguros. Verifica-se que o ser humano tem o movimento como característica inata já no ventre materno que acontece a primeira forma de contato com o mundo externo.


Palavras-chave: Movimento. Aprendizagem.Psicomotricidade.


Correr, pular, saltar, dar cambalhotas, todos esses movimentos são realizados por uma criança que tem liberdade para crescer com saúde e estímulo de seus cuidadores.
O movimento é a primeira forma de comunicação do ser humano. Na educação infantil, as primeiras atividades realizadas com os bebês, ou com as crianças maiores, envolvem também o ato de movimentar. Comoo educador infantil pode contribuir para auxiliar o aluno com dificuldade psicomotora?
Através da Psicomotricidade é possível identificar, possíveis transtornos que geram dificuldade na aprendizagem infantil. Portanto, o propósito deste trabalho foi perceber através da literatura como o movimento pode ser utilizado para diagnosticar dificuldades de aprendizagem e também preveni-las.A relevância deste estudo está em o educador infantil observar que a criança integrada e resolvida, possui bem definida os benefícios da psicomotricidade na aprendizagem infantil.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com o apoio de autores como Vitor da Fonseca (1998); Le Boulch (1987); Oliveira (1997) dentre outros.
Este estudo foi estruturado emtópicos. No primeiro, indica-se a Psicomotricidade com o conceito e suas principais características. No segundo, aborda-se a aprendizagem através do movimento. No terceiro, a importância da Psicomotricidade na Educação Infantil e no quarto os benefícios da Psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem.
Em condições normais, o movimento motor deve ser natural e dinâmico, acontecendoindependente da vontade do indivíduo, por meio de movimentos reflexos. Utilizado de forma correta e com planejamento as atividades psicomotoras podem ser instrumentos de aprendizagem na educação infantil.


1 Pressupostos conceituais, e as principais características da Psicomotricidade




Em todos os lugares, nas ruas, nos parques e principalmente no dia-a-dia escolar é possívelobservar de forma bastante natural a presença do movimento de crianças correndo, pulando, brincando, enfim se comunicando através de seus corpos.
Neste sentido, enquanto educadores, o que nos chama a atenção é a forma como a criança pode adquirir conhecimento e desenvolver habilidades através do movimento corporal. Para tanto, é importante conhecer como o estudo do indivíduo e sua relaçãocom o corpo pode desenvolver a aprendizagem significativa. Por aprendizagem significativa entende-se a aprendizagem que faça sentido, que promova conhecimento à criança de forma global, estruturando-se de maneira cognitiva, social e física.
Conforme Fonseca (1998) a ciência que busca entender a aprendizagem através do movimento é a Psicomotricidade que pode ser conceituada de formaprecisa por muitos teóricos que buscam analisar esta nova abordagem de estudo do corpo humano.


A psicomotricidade é uma ciência-encruzilhada ou, mais exatamente, uma técnica em que se cruzam e se encontram múltiplos pontos de vista, e que utiliza as aquisições de numerosas ciências constituídas (biologia, psicologia, psicanálise, sociologia e lingüística) (COSTE, 1992, p. 9)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Os beneficios da psicomotricidade na educação Infantil
  • A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • A importância da psicomotricidade na educação infantil
  • Psicomotricidade na educação infantil
  • Psicomotricidade na educação infantil
  • psicomotricidade na educação infantil
  • As contribuições da Psicomotricidade na Educação Infantil
  • A importancia da psicomotricidade na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!