Psicomotricidade Liciane

812 palavras 4 páginas
Descrição de atividades práticas:
Atividade 01: Expressões Corporais
Pedir para que os alunos representem algumas situações corporalmente, essas representações se refletem no andar, no agir, no se comportar, na postura, etc;
Estamos com medo;
Estamos com frio;
Estamos com sono;
Estamos com raiva, etc;

Podemos concluir assim, que imagem corporal é a definição que cada pessoa tem de seu corpo e suas partes, bem como a forma que ele se comporta ou deve se comportar em diferentes situações.

Atividade 02: Meus Companheiros
O professor deverá preparar um par de ilustrações de diferentes tipos de animais (ex: sapos, tigres, elefantes, patos, etc.).
O professor distribui a cada aluno, um papel dobrado onde está a ilustração de um animal (cada animal tem o seu par representado em outro papel, ou seja, deverá ter duas imagens de cada animal).
Ao sinal do professor, os alunos desdobram o papel e vêem o desenho nele representado. Apartir daí os alunos deverão representar corporalmente o animal que lhe cabe buscando procurando o seu par em um outro colega que também fará o mesmo.
Os últimos a se reconhecerem a se agruparem sairão da brincadeira.
Os papeis são recolhidos embaralhados e novamente distribuídos para uma nova rodada com os alunos remanescentes.
Ao final a dupla que conseguir permanecer no jogo será a campeã.
OBS: Nenhum som ou frase deve ser dita durante as apresentações.
Atividade 03: Pedra, Papel e Tesoura
O professor divide a turma em duas equipes.
O professor chama à frente um representante de cada equipe para iniciar a brincadeira, explicando como cada objeto deve ser representado corporalmente:
A tesoura: dedos médios indicador estendidos para frente;
O papel: a mão espalmada e aberta;
A pedra: a mão fechada;
Cada jogador fica de frente um para o outro com a mão direita para trás. Ao sinal do professor, cada aluno estende a mão ao adversário com a representação do objeto que ele escolher (pedra, papel ou tesoura). O aluno vence a disputa de acordo com a

Relacionados