Psicololgia Socio Hist

593 palavras 3 páginas
UNIP - Universidade Paulista

Bruna Domingues Dionísio, RA: C23145-2

TEORIAS E SISTEMAS PSICOLÓGICOS

Goiânia
2014
Bruna Domingues Dionísio, RA: C23145-2

PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA
RESUMO DO CAPÍTULO 10. PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA, DO LIVRO: “A DIVERSIDADE DA PSICOLOGIA” DE KAHHALE
Trabalho apresentado à disciplina de Teorias e Sistemas Psicológicos do curso de Psicologia da faculdade UNIP – Universidade Paulista. Objetivando requisitos parciais para conclusão da mesma.
Orientador: Profª. Cláudia Alves

Goiânia
2014
SUMÁRIO

I INTRODUÇÃO
II DESENVOLVIMENTO
III CONCLUSÃO
IV BIBLIOGRAFIA

I. INTRODUÇÃO

A Psicologia Sócio-Histórica é uma vertente teórica da Psicologia, cujas proposições ligadas ao conhecimento do homem e de sua subjetividade estão ligadas pela concepção materialista dialética.
Neste texto propomo-nos a explicitar a presença desta concepção dentro de tal vertente, sistematizando de forma organizada os diversos aspectos que se relacionam com a Psicologia Sócio-Histórica, no sentido de fundamentação dos conhecimentos por ela produzidos e, ainda, das propostas de atuação para a Psicologia que se seguem.

II. DESENVOLVIMENTO

A contribuição marxista: o materialismo histórico e dialético

O momento referente diz respeito ao século XIX e passagem ao século XX
Período em que se concretiza um grande desenvolvimento do capitalismo, ocasionando mudanças significativas na organização mundial.
Neste contexto, a obra marxista constitui-se em análise sociais, históricas, econômicas e políticas, que, ao mesmo tempo, correspondem a uma grande contribuição para a produção do conhecimento filosófico, uma vez que seu pensamento foi influenciado não só por sua atuação política, mas também por seu contato com as produções teóricas do momento.
Para Marx, o homem atua praticamente e conscientemente sobre a natureza, construindo o mundo objetivo e a si mesmo na medida em que procura satisfazer

Relacionados