Psicoloia do desenvolvimento vers o final

766 palavras 4 páginas
Desde que existe, a vida humana é um dos maiores mistérios – se não o maior – que norteia e orienta infindáveis discussões na tentativa de obter respostas sobre sua origem, propósito e até mesmo seu fim.
Entre tantos elementos que permeiam este debate, um dos seus principais aspectos está na formação da psyque – a mente humana. Nossa capacidade de raciocínio lógico, plasticidade cerebral, e uso da razão junto a alma sensitiva (tal como descreve Aristóteles, em sua obra “Ética a Nicômaco”), é o que nos eleva à seres superiores em relação ás diversas outras espécies animais.
O tema deste trabalho remete à uma análise minuciosa sobre uma fase imprescindível e decisiva na formação do ser humano, seja em seus aspectos físicos ou mentais: O desenvolvimento intra-uterino.
Pautado no senso comum, este procedimento ocorre de forma involuntária e até mesmo simples, no qual o feto apresenta o desenvolvimento de sua parte física e mental naturalmente – Acreditamos que no útero materno ele está isento de qualquer influência pois se encontra isolado do mundo exterior.
A partir de um estudo acerca do tema, é possível uma reformulação destas e de tantas outras teorias. O desenvolvimento fetal é de tal importância, que pode resultar em consequências para o restante da vida. Observamos que é neste momento de fragilidade e vulnerabilidade extrema, que os futuros bebês estão expostos a sentimentos, sensações, e experiências que serão decisivas na formação de suas psyques e desenvolvimento pós-natal.
Objeto de análise, o inconsciente humano atua como protagonista na formação intra-uterina, quando relatado que os fetos podem arquivar memórias boas ou traumáticas do período gestacional. Este fato nos aproxima da psicanálise, que também norteia os estudos acerca o tema.
"(...) tudo que ocorre com o ser, desde os primórdios de sua existência biológica, portanto, desde que foi o óculo por um lado e espermatozoide por outro lado, tem registro. E que este registro, feito por uma memória

Relacionados

  • psicologia pratica supervisionada
    2651 palavras | 11 páginas
  • Fundamentos Da Educacao
    15830 palavras | 64 páginas
  • MANUAL CLINICO
    233974 palavras | 936 páginas