PSICOLOGOS

Páginas: 3 (540 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
1. O que se entende, em Psicologia, quando se fala em “inteligência”?

Para Psicologia, ela não é uma questão de “tudo ou nada”, mas uma qualidade que todo mundo possui, ou maior ou menor grau.Definida por 3 grupos: Capacidade de resolver problemas novos (de modo que a pessoa mais inteligente seria aquela que mais facilmente consegue mudar seu comportamento em função das exigências dasituação); Capacidade de aprender (o individuo mais inteligente seria o que aprende mais e mais depressa) e a Capacidade de pensar (utilizar adequadamente conceitos e símbolos nas mais variadas situações). Umacapacidade global do individuo que se expressa pela sua facilidade em aprender, atuar eficientemente sobre o meio e pensar abstratamente.

2. Qual o procedimento do teste Stanford-Binet paraestabelecer a IM?

O procedimento do teste para se estabelecer, foi preciso testes de acordo com a idade de cada criança. Por exemplo, uma criança de 3 anos responde apenas as questões que 75% das criançasda sua idade. Sendo assim, o resultado de uma criança no teste pode ser apresentado como IM-Idade Mental, ou seja, a idade que corresponde as questões que ela pode resolver.

3. Qual seria o QI deuma criança de 4 anos cuja IM fosse igual a 3 anos e 2 meses?

Seria como esta na tabela de classificação, de 79, classificado como inteligência limítrofe.

4. Apontar duas criticas que costumamser dirigidas ao teste Stanford-Binet?

A primeira crítica é feita pelos psicólogos que acreditam que há muitas dimensões de inteligência, se refere ao fato do QI, sendo um resultado numérico único,não expressar adequadamente a capacidade do individuo. Já a segunda critica, aponta que os itens do teste se assemelham muito a problemas que costumam ser proposto nas salas de aula, isso faria comque as crianças de classe media e alta fossem mais favorecidas, já que estão familiarizadas com esse tipo de questão.

5. Quais são as maneiras encontradas para expressar o QI dos adultos?

No...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologo
  • Psicológo
  • psicologo
  • psicologo
  • psicologo
  • Psicologo
  • Psicologo
  • Psicologo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!