Psicologja da educação

1706 palavras 7 páginas
Trabalho de psicologia 1
Henri Wallon O LEGADO I
Professora Elizabeth dos Santos Braga
2º Semestre de 2011
Universidade de São Paulo

O processo de construção da pessoa
A teoria de Henri Wallon estuda as origens das emoções e o processo de construção da pessoa. Para Wallon a criança é vista como um ser integrado aos campos da afetividade, inteligência, ato motor e da pessoa. Essa teoria estuda o psiquismo na sua formação e nas suas transformações.
Ao estudar a evolução da criança, Wallon irá destacar a função social das emoções, compreendidas como impulsos orgânicos, sem mediação psíquica, sem direção nem intencionalidade.
Ex: O bebê ao nascer encontra-se em estado de simbiose afetiva com a mãe e, nessa fase o bebê ainda não é capaz de fazer diferenciação entre o EU e o OUTRO. E o papel do outro é fundamental, para que gradativamente possa haver uma diferenciação das emoções e assim seja possível uma comunicação com sentido e intencionalidade.
A emoção na teoria de Wallon é a mola propulsora para a evolução do psiquismo uma vez que tem um forte caráter social podendo funcionar como uma linguagem anterior à linguagem, como uma primeira forma de sociabilidade.
Para Wallon a consciência a principio é orgânica e emocional, ainda confusa e global.
Wallon ressalta o papel fundamental das emoções para a constituição do psiquismo, da consciência e da vida social, porque é por meio das emoções que a criança vai interagir com o meio humano e, gradativamente o sujeito vai se construindo vai fazendo a diferenciação do EU e do OUTRO.
Consciência e representação corporal.
A representação corporal na criança acontece de forma gradativa e necessita da diferenciação das partes do corpo.
O bebê ao ver a sua imagem refletida no espelho ele não se reconhece, para ele a imagem refletida é como se fosse de outro bebe. A criança começa por diferenciar as partes do corpo de outras pessoas antes de distinguir as partes do próprio corpo.
Em uma pesquisa sobre as diferentes percepções

Relacionados

  • Dinah Campos Psi da Aprendizagem
    9769 palavras | 40 páginas
  • alienaçao
    138768 palavras | 556 páginas
  • PSicologia
    268269 palavras | 1074 páginas