psicologia

Páginas: 4 (860 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
O filme “Invictus” aborda liderança, tolerância, coaching e como um esporte, no caso o rugby, conseguiu unir uma nação, a África do Sul. O país vivia o apartheid, um regime de segregação racialadotado por sucessivos governos, em que os direitos da grande maioria dos habitantes, negra, foram reprimidos pelo governo, formado por uma minoria de brancos.
Com a vitória de Nelson Mandela parapresidente, muitas pessoas brancas, que trabalhavam para o antigo governo, viram seus cargos ameaçados pelo fato de o novo presidente ser negro, pensando em uma possível vingança.
O filme INVICTUS* mostracomo a vida do presidente da Africa do Sul, Nelson Mandela cruza o caminho do jovem capitão do time nacional de rugby e transforma a história desse time (símbolo esportivo da minoria branca queimperava durante a apartheid), em parte do plano que levaria a África do Sul a ter uma única identidade.
A partir deste contexto, o filme se desenvolve como um dos mais brilhantes filmes de liderança dosúltimos tempos.
Mandela passou 27 anos confinado em uma cela de 3×4 e conseguiu – na condição de “mestre do seu próprio destino” como propõe o poema que dá título ao filme –  inspirar um país etransformá-lo numa nação próspera e igualitária.
Faço analogia a um pensamento de Freud na postura de Mandela durante o chá com o capitão, estimulando pensamentos e perturbando conceitos. Exerceu o papeldo líder integral, conduzindo Piennar a se dedicar e ter entusiasmo no cumprimento do objetivo, mantendo foco para que o futuro anunciado acontecesse. A vitória da copa de Rugby é a representação docoletivo.Ofereceu uma causa – Unir o país através do esporte.Formou outro líder – Piennar, o capitão do time.Liderou 360 graus – Tendo como objetivo o coletivo.Fez acontecer – Criou oportunidades paraentrosar o time com a nação. Um time de maioria branca, num país pós Apartheid, que foi inicialmente obrigado a ensinar Rugby para a periferia. A idéia que inicialmente parecia insana, fez com que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
  • A psicologia ou as psicologias
  • Psicologia ou psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!