psicologia

Páginas: 2 (337 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
PSICOLOGIA

RESENHA

Filme - O Menino Selvagem


O filme “O menino Selvagem” é um fato verídico que ocorreu na França em 1798. Trata-se de um menino que é encontrado por acaso porumacamponesa que se assusta com a imagem de um menino mais parecido com um animal do que com um menino normal de sua idade, já que este vivera até então numa floresta francesa, sozinho sem o contato comoutroser humano. O menino, até então anônimo é perseguido e capturado por homens que o perseguem com o auxílio de cães. Um médico sensibiliza-se com o caso do menino ao ler a notícia em um circular daépocae decide estudá-lo.
Num primeiro momento o filme com a perseguição e captura do menino, expõe o menino como a um “circo dos horrores”, já que para época e como hoje, algo assim é inconcebível,alguémque não tenha nenhum contato humano e ter sido criado na natureza literalmente. Não há como não aludir ao pensamento no Livro Aprender Antropologia, de François Laplantine, com a idéia do Bom eMauSelvagem.
Ainda no início do filme com os estudos a cerca do menino, nos arremete aos ainda existentes manicômios, onde alguns pacientes ainda são enjaulados, como o menino num primeiro momento o foietambém é tratado como coisa, objeto simples de estudo.
“O menino selvagem” como ainda era cognominado, era tido por surdo-mudo (expressão da época) por apenas grunir, sem emitir nenhumfonemaconhecido na língua francesa, local onde fora encontrado. Mas o mesmo não emitia nenhum som familiar aos da época, por não ter tido nenhum estímulo, portanto não poderia fazê-lo.
É importante pontuarmosaposição humana e científica do médico que se interessa pelo caso do menino selvagem, a ponto de levá-lo para sua casa dando continuidade ao processo de desenvolvimento do menino e dá-lhe um novonome:Victor.
Tudo é anotado, todos os avanços em que o médico observa em Victor. Saliento que este Doutor fora seu Mentor, Educador, Pedagogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, mesmo que ainda...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
  • A psicologia ou as psicologias
  • Psicologia ou psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!