psicologia

Páginas: 2 (378 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

Bullying x Pisicanálise
O bullying é uma das formas mais comuns de violência entre jovens, inclusive no ambiente escolar. Define-se pelo conjunto de comportamentosagressivos, intencionais e repetitivos, adotados por um ou mais alunos contra outro(s) em desvantagem de poder ou força física, sem motivação evidente, sob a forma de “brincadeiras de mau gosto” quedisfarçam o propósito de maltratar, intimidar e humilhar, causando dor, angústia e sofrimento. Trata-se de um fenômeno encontrado em escolas públicas e privadas em todo o mundo, dentro e fora das salasde aula. Manifesta-se em xingamentos, desenhos, ofensas morais, verbais, sexuais, pelo ato frequente de ocultar ou danificar materiais de uso pessoal, maus-tratos físicos e psicológicos, reais evirtuais, como a internet, os celulares, as câmeras fotográficas –, e da falsa crença no anonimato e na impunidade.
Conforme reportagem na coluna Comportamento do site Bonde: “Apesar de ocupar recentedestaque na mídia, o bullying é um fenômeno antigo”. Data do início dos anos 80 um dos primeiros estudos sobre o assunto, de autoria do professor Dan Olweus, da Universidade de Bergen, Noruega.
“Eleinvestigava o caso de três jovens com idades entre 10 e 14 anos, que haviam cometido suicídio em 1982, como resultado da agressão de um bully – quem pratica o bullying.”

Neste sentido,fundamentando nossa pesquisa sobre o tema na psicanálise Freudiana, podemos entender o bullying como uma tentativa inconsciente de alimentar o ego com o status de poder por dominação, privação e exposição dooutro, suprindo a carência de autoestima e exaltando a manifestação de insegurança por parte do agressor, que transfere e projeta na vítima, todas suas frustrações e dissoluções, como mecanismo dedefesa e autoafirmação.

Bibliografia
BOCK, Ana M. B.; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria Lourdes T. Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia. 14ª ed. São Paulo: Saraiva, 2008. (PLT- 248)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
  • A psicologia ou as psicologias
  • Psicologia ou psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!