psicologia

Páginas: 3 (602 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
                        UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
                                                            Disciplina: Teoria PsicanalíticaPsicologia das Massa e a análise do Eu

Capitulo V- Dois Grupos Artificiais: A Igreja e o Exercito

Freud fala sobre mesmo existindo um contraste da psicologia individual com a psicologia de grupo, apsicologia individual uma pessoa o um número reduzido de pessoas que vai ser de enorme importância para o indivíduo e como na psicologia grupal seria como o indivíduo viria a influenciar um maiornúmero de pessoas, os indivíduos vão estar sempre se relacionando uns com os outros.
Relata também que existem grupos naturais e grupos artificiais que exigem uma forca externa para mantê-los reunidos.Que existem grupos primitivos e grupos altamente organizados, com uma estrutura definida. Também existem grupos com líderes e sem líderes.
Em relação à Igreja e do Exército são grupos altamenteorganizados, permanentes e artificiais nos quais existe uma forca externa usada para impedê-los de desagregar-se e evitar alterações na sua estrutura. No geral a pessoa não e consultada se quer pertencer aesse grupo, mas qualquer tentativa de abandoná-lo poderia causar algum tipo de punição.
Freud ressalta que nos dois grupos cada indivíduo está ligado por laços libidinais por um lado ao líderCristo, e os demais membros do grupo.
Freud descreve que os grupos podem ser dissolvidos mesmo que seja difícil de perceber.


Capitulo VII - Identificação

A identificação na psicanálise a maisremota expressão de um laço emocional com outra pessoa e que desempenha um papel na história primitiva do complexo de Édipo.
E aparece no lugar de um objeto e a escolha do objeto regride àidentificação.
A identificação tem três fontes, a identificação propriamente dita que constitui a forma original de laço emocional com um objeto. O Segundo e quando há uma introjeção do objeto no ego, E...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
  • A psicologia ou as psicologias
  • Psicologia ou psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!