psicologia e reilgiao

1197 palavras 5 páginas
No passada a Psicologia era definhada como o estudo da mente ou psique humana com o objetivo de estudar cientificamente a mente focalizando as experiências subjetivas do sujeito. Enquanto que na atualidade definimos a psicologia a ciência que estuda o comportamento, buscando alcançar três objetivos diversos, a descrição, a predição e o controle do comportamento.
Estuda-se a descrição do comportamento tomando cuidado para não ser parcial ou subjetiva; a predição do comportamento quando uma hipótese é comprovada e é certeza que o comportamento ocorrerá de tal maneira e por fim o controle do comportamento, seja para eliminar algo ruim, promover algo bom, a até (no caso da publicidade) induzir padrões de comportamento.

CAMPOS DA PSICOLOGIA:

Psicologia experimental tem com objeto o comportamento observável, a fim de testar modelos e teorias matemáticas sobre diversos aspectos do mesmo: prestar atenção, perceber, recordar, aprender, decidir, reagir emocionalmente e interagir.
Na psicologia experimental os conceitos são rigorosamente definidos, sendo as definições do tipo operacional. Do mesmo modo, os termos (ou nomes) usados para designar os conceitos são universais.
Psicologia Clínica é a parte da psicologia que se dedica ao estudo dos transtornos mentais e dos aspectos psíquicos de doenças não mentais. Seus temas incluem a etiologia, classificação, diagnóstico, epidemiologia, intervenção (prevenção, aconselhamento, psicoterapia, reabilitação, acesso à saúde, avaliação).
Psicologia educacional ou psicologia da educação é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos; a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias educacionais; bem como o estudo do funcionamento da própria instituição escolar enquanto organização . Os psicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores de forma a tornar o processo de aprendizagem mais efetivo e

Relacionados