Psicologia e justiça

Páginas: 3 (676 palavras) Publicado: 23 de maio de 2012
Psicologia e Justiça – A prática da psicologia Jurídica

INTRODUÇÃO
A proposta deste breve artigo consiste em identificar as principais características da área denominada Psicologia Jurídica, epara concretizar este objetivo o artigo foi estruturado de forma sucinta e direta.

A RELAÇÃO ENTRE A PSICOLOGIA E A JUSTIÇA: UMA VISÃO HISTÓRICA
No início do século XIX, na França, osmédicos foram chamados pelos juízes da época para desvendarem o ‘‘enigma’’ que certos crimes apresentavam. Eram ações criminosas sem razão aparente e que, também “não partiam de indivíduos que seencaixavam nos quadros clássicos da loucura.” Neste momento a Psicologia Criminal passa a ocupar uma posição de maior destaque como uma ciência que viria contribuir.
Para a compreensão da conduta e dapersonalidade do criminoso. O crime passa a ser visto como um problema que não é apenas “do criminoso, mas também, do Juiz, do advogado, do psiquiatra, do psicólogo e do sociólogo.” Não se concebe, noprocesso penal, que se omitam os conhecimentos científicos da Psicologia, no sentido de se obter maior perfeição no julgamento de cada caso em particular. (...) Para se compreender o delinquente, se fazque se conheçam as forças psicológicas que o levaram ao crime. Esta compreensão só se pode obter examinando-se os aspectos psicológicos psiquiátricos do criminoso e de seu crime.
“Seguindo esta mesmalinha de raciocínio, é a tentativa de esclarecimento do ato um ano antissocial, visando à sua prevenção e, tanto quanto possível, a evitar a sua reiteração (terapêutica criminal)”.
Para a polícia éútil saber quais são os tipos psicológicos mais suscetíveis ao cometimento de determinado tipo de delito. Também é importante que os promotores e juízes conheçam o grau de perigo para a segurança públicaque é inerente a certos tipos de delinquentes, a fim de fixarem as penas e demais medidas corretivas. Por último, o conhecimento da Psicologia Criminal é de utilidade especial para todas aquelas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia da Justiça
  • psicologia e justiça
  • Psicologia e justiça
  • Psicologia e justiça- a pratica da psicologia juridica
  • IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA JURÍDICA PARA A JUSTIÇA
  • Artigo psicologia e justiça
  • Psicologia Aplicada a Justica
  • Relação entre psicologia e justiça.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!