PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO

Páginas: 6 (1455 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
Abordagem Conceptual


“Psicologia Educacional: uma ponte entre dois mundos?” (Sprinthall & Sprinthall, 1993, p.3)


Finalidade:
“A finalidade principal da Psicologia da Educação e da Psicologia Escolar ou do Ensino é utilizar e aplicar os conhecimentos dos princípios e métodos da Psicologia para a análise e para o estudo dos fenómenos educativos” (Coll, Gomez & Marí, 2000, p.17).Adicionalmente, possui a tripla finalidade de: i) contribuir para a elaboração de uma teoria explicativa dos processos educativos (dimensão teórica ou explicativa), ii) elaborar modelos e programas de intervenção direcionados (dimensãotecnológica ou projetiva), e iii) promover uma pratica educativa, mais eficaz e satisfatória, relacionada com as orientações teóricas que formula (dimensão técnica ouprática) (Coll, Marchesi, Palácios & cols., 2004).


Objecto:
A maioria dos autores considera o processo ensino-aprendizagem como o objecto fundamental desta ciência [importando considerar uma perspectiva de desenvolvimento global e integral dos indivíduos] (Barros & Barros, 1996).
A Psicologia da Educação deve estruturar-se em torno do processo ensino-aprendizagem que serve de fio condutorparaa definir como sistema coerente e organizado de conhecimentos (Beltrán, Moradela, Alcaniz, Calleja & Santiuste, 1990).
O objecto de estudo são os processos de mudança (e.g. desenvolvimento, aprendizagem e socialização) que ocorrem nas pessoas na sequência da sua participação numa ampla gama de situações e atividades educacionais (Coll et al., 2004).
É a análise, promoção e avaliação docomportamento do educador e do educando em situação educativa, através de métodos científicos, orientando a sua ação pelos objectivos que estabelece (Barros & Barros, 1996)


Origem conceptual
Para compreender melhor a Psicologia da Educação importa abordar a variação e flutuação terminológica a ela associada. Alguns autores preferem a denominação de Psicologia Pedagógica ou Psicopedagogia à dePsicologia da Educação, outros a denominação de Psicologia da Aprendizagem ou Psicologia Escolar. Contudo, estas denominações não esgotam nem se identificam totalmente com o que se entende por Psicologia da Educação (Barros & Barros, 1996).
Para a Psicologia da Educação concorrem diferentes contribuições advindas tanto do campo da Psicologia como das Ciências da Educação e eventualmente, outrasáreas relacionadas. Por um lado, está a Psicologia que diz respeito à ciência da personalidade, do comportamento, dos processos mentais, do inconsciente, entre outros, não sendo também ela indiferente às diversas escolas de pensamento ou correntes teóricas. Por outro lado, está a Pedagogia, que em termos etimológicos, significa a ação de conduzir (agogê) a criança. Não obstante toda a raiz histórica,este termo tornou-se de utilização corrente em meados do século XIX, havendo também autores que preferem a denominação de “ciências pedagógicas” a “ciências da educação” (cf. Avanzini, 1976 cit in Barros & Barros, 1996). E, ainda, a Educação, que em termos etimológicos é uma palavra de origem latina que deriva do verbo ducere (conduzir, guiar) e dos compostos educere (elevar, dar à luz)e educare (criar, alimentar), sendo também sinónimo de “Pedagogia” (tanto nas suas origens latinas como gregas). Atualmente o conceito de educação é amplo quanto ao tempo ou idade (educação que vai do pré-escolar à terceira idade – educação permanente), ao lugar ou espaço físico (família, escola, grupo), aos conteúdos (incluindo as vertente física, psíquica, cognitiva, afetiva, volitiva, social, ética,entre outros – uma educação global e holística), e aos métodos (mais ou menos ativos, com recurso a meios informáticos, audio-visuais, etc.) (Barros & Barros, 1996).
A denominação Psicologia da Educação ou Psicologia Educacional, mais comummente usada nos países anglo-saxónicos, acentua oaspecto psicológico da dinâmica ensino-aprendizagem e a investigação. Outras denominações, como Psicologia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia e educação
  • a psicologia da educação
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!