Psicologia e educação

Páginas: 4 (968 palavras) Publicado: 13 de junho de 2012
Universidade do estado da Bahia – UNEB
Curso: Licenciatura em Matemática – EAD
Disciplina: Psicologia da educação
Profª: Isa Beatriz Neves
Aluno: Elisabete Falcão Nunes
Grupo: G 09

APSICOLOGIA E A EDUCAÇÃO




Desde que o homem se descobriu como ser pensante, inserido em complexo chamado de Natureza, vem buscando respostas para suas dúvidas e fatos que comprovem eexpliquem a origem, as coisas e as transformações do mundo. No entanto, o comportamento e a conduta humana são assuntos que sempre nos fascinou e estão registrados ao longo desses anos. Isso faz comque a Psicologia seja uma das mais antigas e uma das mais novas disciplinas acadêmicas, criando assim esse paradoxo.
Durante muito tempo o homem procura entender as questões naturais ehumanas, porém no início os Gregos tinham essas explicações através dos Mitos. Era a época da mitologia, onde os poetas-videntes possuíam uma autoridade e eram escolhidos como deuses. Só que com o passar dotempo, isso não mais satisfazia o homem e então surgiu a Filosofia que significa “Amizade do Saber” e define uma forma característica de pensar (pensamento racional).
Com ela váriosfilósofos se destacam, cada um com sua forma particular de pensar.
O campo do conhecimento da Psicologia se constituiu como ciência a partir do século XIX, quando seus temas passaram a serinvestigados pelos fisiologistas e pelos neurofisiologista, que também demonstraram que as nossas percepções e pensamento derivam do sistema nervoso central; também quando estes cientistas passaram a empregarnos seus estudos, métodos de observação cuidadosos e sistemáticos para normatizar e padronizar as ações, atitudes e comportamentos dos homens. Antes disso, a Psicologia estava atrelada a Filosofia.Conforme Bock (2001) foram os filósofos gregos que tentaram pela primeira vez sistematizar o conhecimento psicológico, concebendo-o com estudo da alma.
Etimologicamente, a psicologia...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia da educação
  • Psicologia e educação
  • a psicologia da educação
  • PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!