Psicologia Vocacional: Projeto Teresinha Mendes

Páginas: 6 (1313 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014

I. INTRODUÇÃO



“Ajudar o adolescente a definir e planejar seu futuro não é, por acaso, contribuir para que cresça superando a crise vital implícita na escolha da carreira? Não é ajudar um homem a nascer?”.(Rodolfo Bohoslavsky )



O presente projeto teve como intuito perceber realidades adjacentes dentro do âmbito educacional, vinculadas à área de orientação vocacional.
Então apartir desse pressuposto elaboramos um trabalho com crianças de 7 a 10 anos de idade do projeto TERESINHA MENDES, localizado no prédio da FAPAN (Faculdade do Pantanal) na Avenida São Luiz, Jardim Cidade nova, número 2522.
No dia 10/11 foi destinado para realização de atividades e teve o seu encerramento no dia 17/11. No qual foi permitido com que as crianças pudessem expor o que acharam dessaexperiência e se realmente gostaram do que puderam experienciar, assim como manifestar o que motiva cada um a querer seguir a profissão almejada. Falamos da importância de desempenhar o que gostamos dentro dos aspectos profissionais, bem como o quão recompensador é.

Como diria BENJAMIM FRANKLIN “Aquele que tem uma profissão tem um bem; aquele que tem umavocação tem um cargo de proveito e honra”.











II. DESENVOLVIMENTO



O projeto possibilitou ter uma visão mais abrangente a respeito da orientação vocacional na educação infantil, pois, se faz de indubitável importância à promoção de trabalhos que agucem a curiosidade das crianças a respeito de profissões que futuramente serão desempenhadas e de como são desenvolvidascada uma delas.
A primeira atividade realizada teve como objetivo conhecer cada um dos alunos, então por meio de uma breve dinâmica cada um apresentava um de seus colegas, dizendo o nome, idade ou alguma característica marcante do colega, foi uma forma de fazer com que eles interagissem com nos estagiários e demais colegas.
Em seguida, fizemos um levantamento de expectativas em cartaz, noqual as crianças puderam colocar suas expectativas quanto ao futuro profissional e seus sonhos. Elas recortaram de jornais e revistas diversas profissões, as quais já fazem de certa forma parte do cotidiano deles, ou seja, profissões dos pais que gostariam de seguir que algumas vezes se tratavam de profissões simples, porém que eles viam como algo realmente significativo, e que com certeza é. Etambém colocaram outras vocações que almejam.
La Taille (1992, p. 19) explica: ”Uma vez aceito esse produto, o indivíduo coagido o conserva, limitando-se a repetir o que lhe empuseram (...). Em uma palavra ele passa a impor o que num primeiro momento lhe impuseram”.

Sendo assim a convivência com os pais e meio social pode influenciar nossas escolhas em todos os setores da vida, seja de formapositiva ou negativa.


Então pudemos perceber que o tema em questão foi agradável e gerou discussão, no qual as crianças demonstravam quererem ser profissionais voltados para o bem estar do próximo ou profissões as quais seriam prazerosas, que no mundo moderno seria considerado um “hobby”.



Leontiev(2001 p.59), “em toda sua atividade e, sobretudo em seus jogos, que ultrapassaram agora os estreitos limites da manipulação dos objetos que a cercam, a criança penetra num mundo mais amplo, assimilando-o de forma eficaz”.

Então o mundo adulto é incorporado pela criança através da significação de objetos que o cercam, da mesma forma ocorre no mundo da atividade profissional humana.
Ao finalda aula todas as crianças assinaram os nomes em baixo das gravuras que colaram e foram informados sobre o dia do encerramento do trabalho, e dispensados em seguida.
No encerramento, houve no início uma pequena reflexão a cerca do tema proposto em questão, orientação vocacional, falamos da importância de seguir aquilo que se sonha independente de todos os obstáculos que possa vir, e procurar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • projeto vocacional
  • Psicologia da Orientação Vocacional e Profissional
  • PROJETO ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL VOCACIONAL
  • PSICOLOGIA DE ORIENTA O VOCACIONAL E PROFISSIONAL
  • Projeto de orientação vocacional
  • projeto teatro vocacional
  • projeto de orientação vocacional
  • Principais Modelos Teoricos em Psicologia Vocacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!