Psicologia Socio-Interacionista

Páginas: 16 (3836 palavras) Publicado: 27 de maio de 2014
PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA











RELATÓRIO JOGOS DAS CORES PROIBIDAS











SOROCABA/2014
UNIP/1° SEMESTRE
PSICOLOGIA SÓCIO-INTERACIONISTA









RELATÓRIO JOGO DAS CORES PROIBIDAS








Trabalho apresentado ao curso de Psicologiada Universidade Paulista , Campus Sorocaba,
matéria de Psicologia Sócio-Interacionista.





















1. INTRODUÇÃO

O jogo das cores proibidas foi criado por Lev Vygotsky, o trabalho propõe investigar a habilidade da criança na utilização de instrumentos e signos na realização do jogo.
Para entender o desenvolvimento das funções psicológicassuperiores que são responsáveis pela organização mental de um indivíduo, Vygotsky agrega mecanismos psicológicos mais complexos e sofisticados de um organismo. Tais elas como atenção, cognição, memória, linguagem, pensamento, e imaginação. Não era o suficiente estudar apenas os aspectos físicos e biológicos dos seres humanos.
O individuo não é compreendido apenas como sendo mente e corpo, mas é tambéminfluenciado pelo meio em que está inserido, ou seja, sociedade e cultura onde vive.
Desta forma Lev Vygotsky, se contrapõe a muitos teóricos, pois ele entendeu que o meio ambiente, a cultura está interligado no processo de desenvolvimento de um individuo, sendo assim ele percebeu que o aprendizado também se dá por meio da mediação, onde o individuo utiliza-se das funções psicológicassuperiores, onde a mediação é um interventor de uma situação, transformando assim de uma caráter direto para um mediado. Dessa forma o desenvolvimento humano e todo o processo de aprendizado se dão por mediação de um instrumento ou signo.
Pensando assim , um instrumento se põe entre um individuo e um objeto a ser trabalhado, onde dessa maneira permite que o mesmo amplie sua visão, onde é o externo aoindividuo que permite a transformação do instrumento.
Em contrapartida a mediação de origem psicológica são os signos, que darão ao, individuo um auxilio para atenção ou memória, onde os signos serão responsáveis por uma ação psicológica mais sofisticada e menos impulsiva.
Vale salientar que o processo de mediação não nasce com o individuo, pois eles se transformam no decorrer de seudesenvolvimento, onde em torno dos oito anos de idade se tonará presente.
Nossos comportamentos são medidos por instrumentos e signos (externos e internos). Sendo assim, uma criança, mesmo sem ter a fala, já é capaz de ter uma interação prática, que é medida por instrumentos.
As funções psicológicas se desenvolvem com a interação e os mecanismos de mediação juntamente com ela. Um exemplo claro é a fala e aação, que são independentes, porém em determinada fase do desenvolvimento de um individuo, agrega-se e o mesmo é capaz de prever os seus comportamentos, pois é apto a pensar sua ação, agir e narrar.
Sendo assim, os signos conduzem nossas operações mentais, onde a organizamos, controlamos, assim podendo melhor conduzir e resolver os problemas.

























2.OBJETIVOS
Compreender teorias de Vygotsky a respeito das funções psicológicas superiores e medição e compreender a distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial. (ZDP) Proveniente a uma atividade prática com crianças de 05 a 09 anos observando a ação de memória e atenção combinadas ao processo de medição por signos e instrumentos.
3. MÉTODOS UTILIZADOS3.1. Participantes.
Participante 1: Joana, 6 anos
Local da pesquisa: Residência de um dos aplicadores
Participante 2: Maria, 7 anos
Local da pesquisa: Residência de um dos aplicadores
Participante 3: Joaquina, 8 anos
Local da pesquisa: Residência de um dos aplicadores
Participante 4: João, 9 anos
Local da pesquisa: Residência de um dos aplicadores

OBS: Os nomes citados acima são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo do livro psicologia socio interacionista
  • Sócio-construtivista (INTERACIONISTA)
  • Resenha Sócio Interacionista PIAGET
  • Teoria sócio-interacionista
  • Fichamento Socio Interacionista
  • Trabalho Psicologia Interacionista
  • A influência do meio na formação do indivíduo numa perspectiva sócio interacionista
  • Psicologia desenv sócio moral

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!