PSICOLOGIA SOCIAL

Páginas: 8 (1810 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

POLO DE APOIO PRESENCIAL DE ITAPIPOCA
SERVIÇO SOCIAL
PSICOLOGIA SOCIAL





Psicologia Social e os conflitos gerados pelas diferenças de classes



Professora: Helenrose A. da S. Pedroso Coelho


Itapipoca-CE, Abril/ 2014








A humilhação social é uma desigualdade de classes, trata-se de um fenômeno ao mesmo tempo psicológicoe político. O humilhado atravessa uma situação de impedimento para sua humanidade, uma situação reconhecível nele mesmo – em seu corpo e gestos, em sua imaginação e em sua voz – e também reconhecível em seu mundo – em seu trabalho e em seu bairro. Cidadão-consumidor na sociedade capitalista traz em si um elemento político na medida em que a desigualdade se transforma em barreira para amanifestação do sujeito no espaço público, fato que transforma a situação do humilhado O texto mostra a invisibilidade social de diferentes classes trabalhadoras que sofrem com o preconceito diário, proveniente da pobreza que alastra em todo o país, onde em lutare-la sobrevivência o individua se submete a todo tipo de humilhação e discriminação. Onde as Pessoas são um conjunto de normas e regras, não por visarum bem estar da coletividade, mas uma individualização do sujeito. O direito humano deixa de ser resultado de colaboração, mas uma tarefa do individuo isolado. A liberdade é firmada como um valor individual.
Artigo se destacaram alguns tipos de Nesta humilhação social entre eles: onde falam dos moradores de bairros pobres, as pessoas que vivem nesses bairros não tendo condições de teruma moradia melhor, e até mesmo a alimentação que sempre esta faltando alguma coisa cita o exemplo que. A cozinheira, quando não está simplesmente sem comida, ressente-se da falta de panelas ou condimentos. A educação das crianças ressente-se da falta de cadernos e livros. O trabalhador impedido cita exemplo de pessoas que vão tentar a vida em outras cidades e lá se deparam com a difícil barreirade viver longe do apoio familiar, e senão trabalha não tem dinheiro para manter-se e para sua alimentação. Os ambientes que fazem para diversão nunca pensam em comodidade da população. Para as pobres condições de ter uma moradia melhor ou uma alimentação adequada; crianças necessitadas de material escolar; ambientes feitos para diversão, inadequados para quem precisa, entre outros. Notamos que nomundo de hoje, se você não tem dinheiro você não é nada. Isso é uma modalidade de angústia disparada pelo enigma da desigualdade de classes, ao mesmo tempo um fenômeno psicológico e político.
O humilhado atravessa um obstáculo reconhecível nele mesmo em seu corpo e gestos, em sua imaginação e sua voz, e também A humilhação social ocorre, portanto, na esfera pública.
Compreendemosque a humilhação se transforma em um problema político na medida em que ela impede ou ameaça a aparição do sujeito na esfera pública. É quando vai a público, quando está em sociedade que o bloqueio de sua humanidade se torna um fato ainda mais cruel.
A humilhação social desencadeia em outro problema: a invisibilidade social. O artigo “A desigualdade e a invisibilidade social na formaçãoDa sociedade brasileira” tem como principal objetivo analisar a desigualdade e a invisibilidade social. O tema é analisado a partir de um dialogo entre sociologia e psicologia feita por dois autores Jessé Souza e Fernando Braga da Costa. Em suas obras a desigualdade social é vista como um acontecimento constante na sociedade brasileira ou seja algo que predomina á várias décadas .A partir dosestudos realizados pelo sociólogo e o psicólogo que discutem em suas obras a invisibilidade de atores sociais envolvidos, e encobertos, pela desigualdade historicamente construída na sociedade brasileira.
A sociologia de Jessé Souza passa a impressão de uma crítica muito severa e seu trabalho rema contra a maré de ideias que são tidas como conceitos no meio acadêmico, na tentativa de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Tradicional e Psicologia Social
  • PSICOLOGIA SOCIAL
  • Psicologia Social
  • psicologia social
  • Psicologia Social
  • psicologia social
  • Psicologia social
  • Psicologia social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!