psicologia social

Páginas: 14 (3478 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
A HUMILHAÇÃO SOCIAL
O que vem a ser humilhação social? E qualquer forma de situação que traga ao ser humano uma situação de humilhação, coação, ou trabalhos forçado.
São varias formas para essa definição, tráfico humanos, trabalho escravo, desigualdade social, a procura de nordestinos em trabalho no sul do Brasil deixando suas cidades em busca do el dourado, ou ate dentro de muitas famílias quevivem com mães que sofrem essa prática a vida inteira para que suas famílias permaneçam unidas ,são capazes de se anular para o mundo e muitas vezes morrer nessas condições crianças que desde cedo são obrigadas a trabalhar perdendo a pureza de suas infâncias.
O sentido da desigualdade humana pode ser desfeito, deixa de ser espontâneo. É preciso um esforço de atenção para conservá-lo, um esforçoque me sempre é direcionado de maneira eficaz, pois cada caso tem que ser estudado para receber certo tratamento adequado. A humilhação social é um problema ao mesmo tempo político e social, precisarão de mais leis e mais representantes no congresso nacional que defendo essa causa.
Os problemas psicológicos, mentais situações muitas vezes se tomam irreversíveis, porém sempre teremos quedirecionar a tratamentos específicos para cada caso. Mudança de comportamento, agressividade, melancolia, depressão, são alguns dos sintomas apresentado pelo ser que sofre a humilhação social.
Não podemos esquecer-nos de citar a formação do modo de produção capitalista no caso de Marx; a formação da sexualidade humana no caso de Freud. Formações culturais muito singulares, uma vez perdidas, não podemmais retornar: não podem prescindir da situação total e estrutural, irreversível, em que eram viáveis (Bosi, E., 1982, p.62). Este costuma ser o saldo das conquistas predatórias; foi como o Brasil se estabeleceu o encontro com os povos nativos e com os povos africanos:
Humilhação social pode ser sofrida por qualquer indivíduo. Tenho minha própria experiência minha prima, nasceu em Fortaleza – Cearáem 1972 ,com 2 anos seus pais a levaram para morar no rio de janeiro , lá começou seus estudos e logo foi apelidada de Paraíba ou cabeção, por vir do nordeste não entendia o porque, e tinha até medo de voltar a sua terra natal, pois toda a informação na época da mídia era a seca e a fome, logo foi convidada pelo seu tio para passar as ferias em sua terra ,e foi chegando lá que descobriu que nãoera Paraíba e sim cearense e que todos tinha a cabeça iguais aos cariocas , não avia só seca e fome, havia muita beleza e menos violência ,e decidiu que não queria mais voltar. Resumo então que todo ser humano é a única criatura feita a semelhança de Deus e precisamos ser cuidado, amado e respeitado, independentemente de seu nível social.


A DESIGUALDADE E A INVISIBILIDADE SOCIAL NA FORMAÇÃO DASOCIEDADE BRASILEIRA

A invisibilidade social é aplicada aos seres que vivem à margem da sociedade, seja pela indiferença, seja pelo preconceito. Como forma de conhecimento de uma realidade socialmente constituída em parte por conta da pressa constante; ou pelos problemas vivenciados e gerados na mente da sociedade; ou ainda por conta dos medos reforçados pelos noticiários de constanteviolência, surge uma nova sociedade: a sociedade dos invisíveis. Não só se vê realmente as pessoas aos redores como por muitas vezes, ocorre o recobrimento com pseudomanto de invisibilidade e torcendo-se para que haja o despercebimento em meio à multidão.
Observa-se uma forte indiferença entre as pessoas, criando-se um obstáculo em que a realidade da sociedade de classes é ditada pela desigualdade social,agravada pelo descompromisso político. O sentimento dos que se sentem menosprezados nessa sociedade capitalista é de não possuírem direitos, serem desprezíveis e repugnantes, encaixando-se em uma modalidade de angústia e enigma da desigualdade de classes. A existência da desigualdade, humilhação e a invisibilidade pública ocorrendo rotineiramente nessa sociedade justificam a manutenção do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Tradicional e Psicologia Social
  • PSICOLOGIA SOCIAL
  • Psicologia Social
  • psicologia social
  • Psicologia Social
  • psicologia social
  • Psicologia social
  • Psicologia social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!