Psicologia social

Páginas: 4 (883 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2012
Disciplina: Psicologia Social

Antes mesmo de partirmos para o assunto Psicologia Social, senti a necessidade de colocar aqui uma das definições de Psicologia para depois tratarmos daPsicologia social a qual vem a ser a disciplina estuda. Psicologia é tanto uma área de atuação (ciência aplicada) quanto uma área de pesquisa (ciência acadêmica) que estuda basicamente o comportamentohumano e o funcionamento da mente humana. Os pesquisadores da psicologia têm como objetivo entender e explicar como funcionam os pensamentos, comportamentos e as emoções.
A PsicologiaSocial nasce na segunda metade do Séc XIX, em alguns países da Europa, e um pouco mais tarde nos Estados Unidos e outros países.
Para alguns, a Psicologia Social surgiu no ano de 1859, juntocom a edição da revista " Grande Enciclopédia Soviética", de Steintahl e Lazarus. Esta revista coloca a Psicologia Social como um ramo da psicologia burguesa.
    Para outros, a Psicologia Socialsurge nos últimos anos do séc.XIX, junto ao processo de psicologização da Sociologia.
Como se pode observar, não há um consenso quanto à data e ao contexto em que nasceu a PsicologiaSocial, entretanto o texto, no caso o conteúdo desta disciplina consegue nos situar ao apresentar fatos, dados, datas e autores que relatam os passos do surgimento da Psicologia Social.
APsicologia Social é uma disciplina que usa métodos científicos para estudar a influencia, percepção e interação social. A Psicologia social estuda diversos assuntos incluindo comportamento de grupo,percepção social, liderança, comportamento não-verbal, conformidade, agressão e preconceito. Para Pepitone (1981) considera que a inauguração formal da psicologia social é feita com a publicação, em 1908, deSocial Psychology pelo sociólogo Ross e de An Introduction to Social Psychology pelo psicólogo McDougall.
Como bem percebi a Psicologia Social também pode ser definida como o estudo do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia Tradicional e Psicologia Social
  • PSICOLOGIA SOCIAL
  • Psicologia Social
  • psicologia social
  • Psicologia Social
  • psicologia social
  • Psicologia social
  • Psicologia social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!