Psicologia social e serviço social

Páginas: 5 (1018 palavras) Publicado: 19 de março de 2013
[pic]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA




















PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL















Senhor do Bonfim - Ba
2012



IA














A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NA INTERVENÇÃO DE CONFLITOS

Relatório apresentado à Faculdade UNIDERP – Educação aDistância, para obtenção de nota do curso de Serviço Social da disciplina Psicologia Social, sob a orientação da Professora presencial Sônia Maria e EAD Maria Helenrose Pedroso.












Senhor do Bonfim - Ba
2012
1- INTRODUÇÃO

O principal objetivo deste relatório é a apresentarmos de forma simplificada fatos ocorridos no enredo do filme tropa de elite, fatos ocorridos na cidade doRio de Janeiro. E apresentaremos alguns conflitos sociais presente na historia do filme que são: o abuso de autoridade de alguns policiais que deveria exercer a função de proteção a sociedade e a executar a cidadania, mas usam do poder para agredir e se alto promover com a punição aplicada a indivíduos desfavoráveis na sociedade, e o descaso para com os jovens marginalizando-os ainda mais.

Umdos problemas é a banalização da violência e da “aceitação” das técnicas utilizadas pelo BOPE, como plenamente justificáveis.
Sabemos que esses conflitos estão presentes no nosso contexto atual, e que fazem parte da nossa historia de vida, e não se resume só no contexto carioca, mas é um problema de ordem mundo.

Neste contexto a ação do profissional deve ser eficaz e atrelada á resolução dosconflitos sociais, individuais ou coletivos, com um propósito de assegurar as relações de solidariedade que constituem a sociedade. Sendo assim a ação profissional está integrada a um conjunto de políticas e instituições dedicadas á promoção da coesão social e na manutenção da realidade dominante. Vieira (1977 p13-14).












2- A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO SOCIAL NA INTERVENÇÃO DECONFLITOS.

Tropa de Elite a historia é relatada a perspectiva do Capitão Nascimento, membro do BOPE, um Batalhão Especial da Policia Militar. Ele é o personagem principal da trama.

Uma equipe estrutural, pois sua formação se deu da junção de várias equipes ou entidades. “Os homens são formados na base da pancada”. Pois todo treinamento é muito forçado, poucos são os que conseguem ficar até ofim, como eles dizem é uma forma de separar o joio do trigo, uma frase muito utilizada é “pede pra sair”.

Os conflitos encontrados no filme são a violência causada principalmente pelo trafico de drogas e a corrupção de policias e de alguns políticos. A violência policial relatada compreende desde "pequenas" crueldades e espancamentos até tortura e execução sumária de supostos delinqüentes, enão raramente é orientada pelo racismo. A tortura é empregada recorrentemente como castigo ao infrator ou como método de trabalho policial: nesse caso, trata-se de infligir sofrimento ao outro por meio de técnicas, usam o saco no rosto asfixiando a vitima com objetivo de obter confissões. E para tanto, os policiais contam com a autorização de seus superiores e a conivência dos pares, até mesmo dacorregedoria. As ações voltadas para o combate ao tráfico de drogas nos morros cariocas provam que o trabalho da polícia se resume em eliminar pessoas e abrir vagas para os mais novos ascenderem na carreira do tráfico.

Vivemos em mundo cercado de violência, crimes, roubos, uma sociedade altamente injusta e desigual. Infelizmente, passa a ser um consenso, quando não mera abstração, afirmar que,cotidianamente, os jovens pobres no Brasil se deparam com situações em que seus direitos fundamentais da cidadania são violados, entre eles o direito à educação, à convivência familiar, à saúde, ao lazer, à cultura e ao esporte. Uma vez que crescem e se formam em uma realidade concreta da ausência de direitos e de respeito, como cobrar desses mesmos jovens o reconhecimento do direito do outro, o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
  • Psicologia social e serviço social
  • Serviço Social e Psicologia Social
  • PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL
  • Psicologia social e serviço social
  • Psicologia social e serviço social
  • Psicologia Social e Serviço Social
  • psicologia social e serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!