PSICOLOGIA SOCIAL,ESTUDOS DE GÊNEROS E FEMINISMO

Páginas: 4 (979 palavras) Publicado: 21 de julho de 2013
Bárbara Terres
Lâmina 1



PSICOLOGIA SOCIAL,ESTUDOS DE GÊNEROS E FEMINISMO



Lâm 2


“A pesquisa acerca das diferenças sexuais está historicamente associada ao desejo masculino decompreensão da natureza das mulheres e está imbuída de conflito e mistificação desde os seus tempos mais remotos” (Hare- Mustin & Marecek) .


Lâm 3

Desde Aristóteles à atualidade afirmava-se adistinção entre os sexos, a superioridade masculina e o seu posicionamento como grupo de referência e comparação. Assiste-se desde 1910 ,na Psicologia, à afirmação das diferenças sexuais para sustentar ainferioridade feminina, limitando a sua esfera de ação, restringindo a sua autonomia e liberdade de movimentos.

Lâm 4

No início do século Terman e Miles diziam que a ausência de diferenças namedida de inteligência deviam indicar que tais diferenças, então, estavam em outros níveis, como: sentimentos, interesses ,atitudes e comportamentos. A partir daí ocorre o início de um vasto programade pesquisa sobre as diferenças sexuais.

Lâm 5

A imagem de uma mulher que difere do homem pela sua emocionalidade mais rica e variada, que condiciona o seu comportamento quotidiano, sendoigualmente tímida, dócil, vaidosa e sem espírito de aventura, torna-se uma espécie de protótipo de temperamento que vem assim a constituir-se como norma para um grupo.

Lâm 6

“As esferas privadas epública traçam a linha divisória dos papéis sexuais resultando daí os temperamentos masculinos e femininos, produtos da interiorização desses papéis” (Lorenzi- Cioldi,1994) .

Lâm 7

O bomdesempenho dos papéis orienta a personalidade individual:

Segundo Parsons (1955), homens seriam instrumentais e mulheres expressivas. Por instrumentalidade entenda-se aresponsabilidade econômica e políticada sociedade. A expressividade estaria, por sua vez, ligada essencialmente aos cuidados da casa e à assistência à prole.

“Como homens, sentíamo-nos encurralados em
nossa própria exclusão –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gênero, feminismo e serviço social
  • Estudos de Gênero e História Social
  • Psicologia Social
  • Estudo Dirigido Psicologia social
  • Estudo dirigido sobre a psicologia social
  • CONTRIBUIÇÕES DO CONSTRUCIONISMO SOCIAL A UMA NOVA PSICOLOGIA DO GÊNERO
  • Desigualdade de gênero e Feminismo
  • Psicologia social para iniciantes : estudo da interação humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!